Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Praia ainda sem nadador-salvador

Quase duas semanas depois da abertura oficial da época balnear, a praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, continua sem ser vigiada por nadadores-salvadores, situação que tem vindo a suscitar queixas por parte de banhistas.
13 de Junho de 2010 às 00:30
A praia dos Pescadores devia ter já seis nadadores-salvadores mas o processo está atrasado
A praia dos Pescadores devia ter já seis nadadores-salvadores mas o processo está atrasado FOTO: Ana Palma

"Já venho para aqui há mais de 25 anos e não me lembro de uma coisa assim. Como é que nesta praia, uma das maiores e mais frequentadas do Algarve, não há nadadores-salvadores?". A pergunta, marcada pela indignação, é de José Eliseu, do Porto, que está a passar estas miniférias, com a família em Armação de Pêra.

Segundo o CM apurou junto do comandante Cruz Martins, da Capitania do Porto de Portimão, o atraso na instalação dos três apoios balneares previstos para a praia dos Pescadores deve-se ao facto de o concurso respectivo ter sido contestado: "A Junta de Freguesia, que era a anterior concessionária dos três apoios, exerceu o direito de preferência sobre a proposta vencedora e as concessões voltaram a ser-lhe atribuídas", explicou.

De acordo com o mesmo responsável, a Junta foi notificada da decisão "já na passada segunda--feira". Como tem 10 dias para proceder à instalação, espera-se que esta semana a situação esteja resolvida, já com a presença de seis nadadores-salvadores (dois por cada concessão) no areal, bem como dos postos de socorro e dos toldos, que serão em menor números do que os dos anos anteriores, de acordo com o que foi concessionado no referido concurso.

Se tal não for cumprido, a Autoridade Marítima instaurará contra-ordenações. "Neste momento, aliás, já devia estar tudo montado", sublinhou Cruz Martins.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)