Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Praia da Areia Branca fica quase sem areia

A praia da Areia Branca, na Lourinhã, ficou ontem praticamente sem areia em toda a sua extensão devido ao mau tempo. "Nunca tinha visto nada assim", disse ao CM Octávio Mateus, paleontólogo no Museu da Lourinhã, que aproveitou para apanhar "uns ossinhos" e "bocados de árvores que podem ser do tempo dos dinossauros".
4 de Janeiro de 2010 às 00:30
Ausência de areia deixou à mostra pequenos tesouros na praia da Areia Branca, entre eles anéis, pulseiras e também moedas
Ausência de areia deixou à mostra pequenos tesouros na praia da Areia Branca, entre eles anéis, pulseiras e também moedas FOTO: Marcia Matos/Lusa

O mar levou milhares de toneladas de areia e deixou a descoberto pequenos tesouros. Ao longo do dia de ontem, dezenas de populares aproveitaram para vasculhar a praia e encontraram muitas coisas, inclusive moedas, anéis e pulseiras.

António José Matos, proprietário de um café junto à praia, contou que vários clientes lhe foram mostrando "fios de ouro, uma aliança, anéis e moedas já degradadas". E acrescentou que "há dez anos" que não via a praia sem areia de uma ponta à outra".

Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas, considera que este fenómeno é normal e que a areia deverá ser reposta. "Há uma dinâmica própria nas nossas praias, que por vezes de um ano para o outro perdem grande quantidade de areia, que no ano seguinte é reposta. É uma variabilidade natural, mas não conseguimos prever este tipo de fenómenos", disse ao CM.

O cientista sublinha que "o risco de erosão está a aumentar, mas nesta zona não é particularmente elevado". "Na avaliação que fizemos de toda a costa as zonas com maior risco de perda de terrenos são do Porto até ao Cabo Mondego e, no Algarve, do Ancão a Vila Real de Santo António", referiu.

APONTAMENTOS

MOEDAS

José João Dias foi um dos populares que vasculharama praia à procura de pequenos tesouros: "Vim passear e ainda encontrei umas moedas."

FÓSSEIS

A zona da Lourinhãé rica em fósseis, que ficaram agora mais expostos devido aos cerca de 1,5 metros de areia retirados pelo mar ao longode toda a praia.

DINOSSAUROS

O paleontólogoOctávio Mateus sublinhou que a areia levada pelo mar deixou à mostra rochas que foram pisadas pelos dinossauros.

Ver comentários