Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Praia e parque fluvial para Beja em 2019

Estrutura vai nascer junto à albufeira dos Cinco Reis, a quatro quilómetros da cidade.
António Lúcio 21 de Abril de 2018 às 09:19
Albufeira dos Cinco Reis fica a quatro quilómetros da cidade. Neste local vai nascer um parque e uma praia fluvial
Albufeira dos Cinco Reis fica a quatro quilómetros da cidade. Neste local vai nascer um parque e uma praia fluvial FOTO: António Lúcio
A Câmara Municipal de Beja e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) entregaram recentemente uma candidatura a fundos comunitários para a criação de uma praia no Parque Fluvial dos Cinco Reis. O projeto pretende a valorização turística de toda a área envolvente da barragem dos Cinco Reis, uma albufeira que fica a cerca de quatro quilómetros da cidade de Beja.

Para além da criação de uma praia fluvial, que será uma das principais componentes do parque, também está prevista "a construção de percursos pedonais e cicláveis, um parque de merendas, abrigos para a observação de aves, dois parques de estacionamento, plataformas para atividades náuticas e a plantação de um número significativo de árvores", avançou ao CM Luís Miranda, vereador da Câmara de Beja.

O autarca garante ainda que "a energia que vai sustentar o parque será fornecida por painéis solares". A proximidade do futuro Parque Fluvial dos Cinco Reis em relação às ruínas dos Pisões, toda a riqueza de espécies de aves e a potencialidade para a prática de desporto ao ar livre e aquático "fazem desde um projeto único na região", frisou.

A Câmara de Beja "espera" que o projeto fique concluído em 2019. "Este parque não só vai ser uma mais-valia em termos turísticos como vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Beja, a nível do lazer mas também na promoção de hábitos de vida saudáveis", afirma, convicto, Luís Miranda.

Atualmente, a praia fluvial mais próxima de Beja fica na Mina de São Domingos, Mértola, a 65 quilómetros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)