Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Precipitação abaixo da média

Apesar das últimas chuvas de Dezembro, a precipitação em Portugal continua abaixo da média e o nordeste transmontano é a zona que está a ser mais afectada. E se não chover nos próximos meses, a região pode vir a ter falta de água.
10 de Janeiro de 2006 às 14:41
De acordo com o presidente do Instituto da Água, Orlando Borges, os índices meteorológicos e hidrológicos estão abaixo da média da última década e são inferiores aos registados no mesmo período de 2005, situação que pode vir a ter consequências no abastecimento público em algumas regiões do país. No nordeste transmontano a situação é problemática, ao passo que o Algarve, que durante a seca de 2005 foi considerada a região mais crítica, é neste momento a excepção, pois as albufeiras estão com os volumes acima da média.
Refira-se que segundo um levantamento efectuado em Dezembro de 2005 pelo Instituto da Água (INAG), após a monitorização de 57 albufeiras em todo o país, sete apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento, enquanto 16 tinham disponibilidades inferiores a 40 por cento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)