Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Presépio de rua é vandalizado e fica sem cabeças

Cinco imagens foram danificadas, em São João da Madeira.
Nelson Rodrigues 30 de Dezembro de 2018 às 10:43
A carregar o vídeo ...
Cinco imagens foram danificadas, em São João da Madeira.
Os três reis magos, o pastor e São José foram as cinco figuras do presépio comunitário de S. João da Madeira decapitadas, este sábado de madrugada, num ato de vandalismo. As cabeças foram arrancadas e atiradas depois para os jardins de algumas residências. A cabeça da imagem de São José, por exemplo, foi recuperada em cima de um telhado. A população está indignada.

De acordo com os responsáveis pelo presépio, as imagens foram vandalizadas com recurso a um pau - retirado da mão da figura do pastor. "Quando chegaram aqui de manhã para colocar os animais, que são retirados todos os dias para não serem roubados, depararam-se com este cenário que nos deixou a todos muito tristes. Nunca pensámos que isto acontecesse", disse ao CM Manuel Pinho.

"É um grande sentimento de revolta. A cabeça do São José estava a 100 metros daqui e a cabeça do pastor levou uma pancada tão forte que está toda danificada. É uma tristeza para a cidade", referiu Luís Moreira.

O alerta foi dado às 09h00 e a PSP foi chamada ao local. "O senhor padre fez anos hoje [ontem] e ficou muito abalado. Foi um presente amargo que lhe deram logo de manhã", explicou Luís Moreira.

O presépio de rua está montado desde o início do mês, no largo Renato Araújo. "Ficou toda a gente chocada com isto. Este é um local muito visitado nesta época por toda a comunidade", assumiu Manuel Pinho.

Este sábado à tarde, os dois responsáveis colocaram de novo as cinco cabeças nas figuras.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)