Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Presidente da Câmara paga multa com cheque da autarquia de Tomar

Queixa de munícipe, que reclama há 30 anos, na origem do processo.
Isabel Jordão 29 de Abril de 2019 às 08:37
Anabela Freitas está acusada de peculato
Benvindo Batista reclama melhores acessos a Castelo de Bode
Anabela Freitas está acusada de peculato
Benvindo Batista reclama melhores acessos a Castelo de Bode
Anabela Freitas está acusada de peculato
Benvindo Batista reclama melhores acessos a Castelo de Bode
A presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, foi acusada pelo Ministério Público do crime de peculato, no âmbito de uma queixa de um munícipe que há mais de 30 anos reclama a reposição de um caminho público de acesso à albufeira e à marina de Castelo de Bode.

Segundo a acusação, a autarca "apropriou-se de dinheiro pertencente ao município" para pagar uma sanção pecuniária compulsória, quando devia ter usado a conta pessoal.

Está em causa a utilização de um cheque sacado a uma conta bancária do município de Tomar, no valor de 2688 euros, para pagar a sanção "em que foi pessoalmente condenada", violando assim "os deveres inerentes às suas funções".

A sanção resulta da falta de resposta ao munícipe, que perguntava se estava "definido algum investimento para intervencionar o caminho público".

Se for condenada, Anabela Freitas - que no fim de semana não esteve disponível para falar com o CM - arrisca prisão até oito anos e a perda do mandato autárquico. O julgamento será em tribunal coletivo, em Santarém, e ainda não está marcado.

Benvindo Batista é o munícipe que não desiste de lutar pela criação de condições de acesso à albufeira. Há um caminho que está em mau estado, é estreito, íngreme e impossível de utilizar por quem quiser colocar um barco na água, dado não haver rampa.

Na zona há placas a indicar uma marina, mas não tem acesso público. "As pessoas vêm ao engano, as placas a indicar a marina vão dar a lado nenhum", explicou ao CM.
Autarca política câmara Tomar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)