Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Presidente unido ao Islão

O Presidente da República, Cavaco Silva, presidiu ontem às comemorações dos 40 anos da fundação da comunidade islâmica de Lisboa. Na mensagem de encerramento, o Chefe de Estado sublinhou que "não basta sermos tolerantes. A tolerância, aliás, pode constituir uma atitude que revela mera indiferença, pode significar viver na mesma terra mas de portas fechadas ao nosso vizinho. Ora, é o desconhecimento que abre portas à incompreensão mútua".

23 de Junho de 2008 às 00:30
Cavaco Silva defende a promoção do conhecimento mútuo
Cavaco Silva defende a promoção do conhecimento mútuo FOTO: Inácio Rosa, Lusa

"Há ainda muito a fazer", destacou o presidente, "para promover o conhecimento mútuo", como "um exemplo de convivência entre fiéis de várias religiões".

Na qualidade de membro honorário da comunidade islâmica de Lisboa, Cavaco Silva disse: "Sabemos todos que o Islão é uma religião de paz e de harmonia. Por isso, é importante sublinhar que em Portugal soubemos aprender a mensagem de paz do Islão." Após classificar a mesquita como "uma morada de paz", referiu: "Também aqui me sinto em paz".

Por sua vez, na mensagem de boas-vindas, o presidente da comunidade islâmica de Lisboa, Abdool Karim Vakil, valorizou uma sociedade baseada "na harmonia da diferença" e recordou as palavras do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso: "O Islão faz parte da Europa."

ACONTECEU

COLARES DE FLORES

O presidente Cavaco Silva e a mulher, Maria, receberam das crianças colares de flores.

DIFERENTES CULTURAS

A celebração contou com membros da comunidade israelita, das igrejas católica e ortodoxa, e embaixadores de países islâmicos.

MULHERES NO ALCORÃO

A professora Asma Barlas da universidade de Denver (EUA) sublinhou a importância da mulher no mundo islâmico.

CÂNTICO GUINEENSE

A visita de Cavaco Silva encerrou com cânticos de boas-vindas de cantores da Guiné-Bissau.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)