Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Preso no aeroporto com coca na mala

A Polícia Judiciária deteve um jovem português na posse de dois quilos de cocaína e que trazia escondidos, dentro da sua mala de viagem, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, quando chegava de um voo proveniente da Venezuela.
26 de Março de 2007 às 00:00
O suspeito, Francisco Gaifén, de 20 anos de idade, que reside numa freguesia de Viseu, trazia a droga escondida dentro de uma mala de viagem, de acordo com fonte da Polícia Judiciária do Porto.
De acordo com a mesma fonte policial, a droga “destinava-se ao mercado português” e “se não tivesse sido apreendida, permitiria fazer, pelo menos, cerca de 25 mil doses individuais de cocaína.
A estratégia do jovem seria uma suposta maior facilidade de entrar com esta droga dura em território nacional, por se tratar de um fim-de-semana, admitindo que teria em terra menor vigilância dos Serviços Alfandegários.
Segundo inspectores da Secção Regional de Investigação a Tráfico de Estupefacientes (SRITE), em face da escassez de heroína, é cada vez mais procurada a cocaína no nosso país, mas tem um bom escoamento igualmente em Espanha.
O jovem será já hoje de manhã apresentado ao juiz de instrução criminal do Tribunal da Maia, para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção, enquanto prosseguem em Portugal as investigações criminais, para se esclarecer que tipo de apoios teria à sua chegada ao nosso país.
APREENSÕES NO AEROPORTO SÁ CARNEIRO
CASO MORTAL
O último caso com um jovem ‘correio’ de droga foi fatal ao rebentar no estômago um preservativo com a droga.
HOMENS SÓS
A Polícia Judiciária tem registado mais casos de homens e isolados entre todos aqueles que têm sido detidos no Aeroporto Sá Carneiro.
MAIS COCAÍNA
A cocaína tem vindo a liderar entre o tipo de droga confiscada, através do Aeroporto Sá Carneiro, sempre com a colaboração do Serviço Alfandegário.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)