Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Presos 20 assaltantes

Mais de 20 homens foram ontem detidos no Porto naquela que constitui a maior operação de sempre de caça a assaltantes armados de automóveis.
11 de Outubro de 2007 às 00:00
Ao que o CM apurou, a acção da secção de Património da Divisão de Investigação Criminal, que irrompeu manhã cedo, deu origem a 57 buscas domiciliárias levadas a cabo em zonas do Porto, Vila Nova de Gaia, Penafiel, Famalicão, Matosinhos, Ermesinde e Valongo.
As buscas permitiram a apreensão de mais de 40 automóveis de luxo, vasto armamento e um quilograma de haxixe. Os veículos, alguns de marca Mercedes e BMW, chegam a ter valor médio de cem mil euros.
As investigações tinham começado há cerca de dois meses e na base das suspeitas esteve o modo de actuação dos agora detidos. Roubavam os carros, pelo método de carjacking, e vendiam-nos imediatamente em stands de automóveis, por uma quantia muito inferior ao valor real: em média 700 euros.
O CM sabe que a PJ – a quem legalmente competia a investigação – não acompanhou a acção da DIC da PSP. No decurso das investigações, ambas as entidades se questionaram sobre quem prosseguia com as acções. A PJ acabou por perder o rasto a um processo que começou por ser catalogado como uma investigação aos furtos.
Segundo soube o CM, alguns dos detidos, muitos com um longo cadastro, estão relacionados com vários incidentes de carjacking e assaltos a restaurantes McDonalds.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)