Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Prevenção gera jogos alcoólicos

Edgar, José e Miguel estão em fila para fazer o teste de alcoolemia, junto do posto de prevenção da PSP na Queima do Porto, que anteontem começou. Nenhum confirma que vai conduzir. O objectivo é apenas ver como o corpo se aguenta à catadupa de copos que vão ingerindo, e saber quem apresenta a maior taxa de álcool. A prova é ganha por Miguel com 1,02 gr/l, mas ainda são apenas 03h00 e a noite ia ser longa.

4 de Maio de 2009 às 00:30
Primeiro a PSP sensibilizou e preveniu para os efeitos do álcool na condução e depois reprimiu os infractores
Primeiro a PSP sensibilizou e preveniu para os efeitos do álcool na condução e depois reprimiu os infractores FOTO: Sónia Caldas

O objectivo da Polícia é categórico: prevenir e sensibilizar os jovens para, nas noites de folia académica, não conduzirem depois de beber. Mas, em muitos casos, a acção serve apenas para os jovens se divertirem em jogos alcoólicos.

"Eles chegam aqui, muitas vezes, numa de brincadeira, e querem fazer quase que campeonatos. Há mesmo os que dão um gole na bebida antes de soprar, para ver se acusa mais ", disse o agente Fontoura, um dos quatro agentes do posto móvel da PSP.

Um desses casos é o de Pedro. Está impaciente para fazer o teste. Tenta furar a fila. Quando finalmente consegue, o resultado decepciona-o: "1,47? Só???" Mas o jovem não perde o andamento e diz: "Vou voltar e conseguir três ou quatro [gr/l]. A vida é uma criança e eu sou o seu brinquedo", lança para o ar.

Mas, se Pedro tinha esse objectivo, a PSP já tinha registado minutos antes, um homem com 4,72 gr/l e uma mulher com 2,70 gr/l.

Se dentro do recinto da Queima das Fitas a acção era de prevenção, no exterior a polícia montou um cerco com trinta elementos e vários postos de controlo para reprimir os infractores. No fim, o resultado redundou em quatro detidos por excesso de álcool.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)