Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Primeiro nevão este Outono na Serra da Estrela

A neve caiu pela primeira vez este Outono na Serra da Estrela e obrigou ao corte de uma estrada do maciço central, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.
25 de Outubro de 2011 às 09:56
A estrada entre Piornos e a Lagoa Comprida está encerrada. Temperaturas na torre estão abaixo dos zero graus centígrados
A estrada entre Piornos e a Lagoa Comprida está encerrada. Temperaturas na torre estão abaixo dos zero graus centígrados FOTO: Edgar Martins

Segundo o CDOS, a Estrada Nacional 338, no troço entre Piornos e Lagoa Comprida, "está encerrada desde as 01h00 da madrugada devido à queda de neve".

Ao CM, fonte do CDOS confirmou que a via foi reaberta à circulação rodiviária às 09h40".

Entretanto, fonte do Centro de Limpeza de Neve da Estradas de Portugal disse à Lusa que a primeira neve do Outono "é uma amostra, não é nada considerável", embora tenha sido suficiente para obrigar ao corte daquela via.

Estiveram envolvidos três limpa-neves nas operações de limpeza da estrada.

A fonte do Centro de Limpeza referiu ainda que na área das suas instalações, nas Penhas da Saúde, os termómetros marcam "zero graus", admitindo que a temperatura estivesse mais baixa na zona da torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela.

Em relação ao último ano, este primeiro nevão surge cerca de uma semana mais cedo. Em 2010, as primeiras neves aconteceram a 30 de Outubro.

Neve Frio Estrela Nevão Temperatura Outono Mau Tempo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)