Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Processo a inspetor que ataca Sócrates

Serviços Prisionais garantem que o motivo não são as críticas.
Henrique Machado 1 de Setembro de 2015 às 22:20
João de Sousa denunciou o comportamento de Sócrates na prisão de Évora
João de Sousa denunciou o comportamento de Sócrates na prisão de Évora FOTO: Rui Minderico
Menos de dois meses após ter dado início ao espaço de opinião semanal para o qual foi convidado, ao domingo, no Correio da Manhã, o inspetor da Judiciária João de Sousa, que escreve habitualmente sobre comportamentos do seu companheiro de reclusão José Sócrates, já viu a Direção-Geral dos Serviços Prisionais mover-lhe um processo disciplinar.

Entretanto, fonte oficial dos Serviços Prisionais, que confirma ao CM a abertura deste processo – por iniciativa do diretor da cadeia de Évora –, também adianta que, quanto ao ex-primeiro-ministro, o processo disciplinar que lhe foi movido na sequência das várias declarações públicas a órgãos de comunicação social já está arquivado.

Sócrates, recorde-se, desde que está preso tem colocado em causa a independência do sistema judicial, afirmando ser um preso político, e faz constantes acusações sobre a idoneidade de dois magistrados, o procurador e o juiz que o prenderam.

Quanto a João de Sousa, cujas opiniões sobre Sócrates "nada têm a ver com o processo disciplinar", garantem ao CM os Serviços Prisionais – mas sim "falsidades" e "calúnias" sobre outras pessoas –, será inquirido já na quinta-feira, às 10h30, pelos Serviços de Auditoria e Inspeção (SAI) dos Serviços Prisionais. Os mesmos SAI que arquivaram o processo de Sócrates.

No caso do ex-primeiro-ministro, terá sido o diretor-geral das cadeias, Rui Sá Gomes, a ordenar que lhe fosse instaurado o processo. De resto, o próprio Sá Gomes foi alvo de um processo de inquérito na altura em que foram denunciados os privilégios de Sócrates na cadeia – como telefonemas que fazia do gabinete do diretor. E, tal como Sócrates, Sá Gomes viu o seu inquérito ser arquivado, mas pela Inspeção-Geral da Justiça.
processo inspetor João de Sousa sócrates serviços prisionais cronista Correio da Manhã
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)