Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Procissão autuada

Lançamento de foguetes na Festa de Nossa Senhora da Orada não estava licenciado.
17 de Agosto de 2013 às 01:00
Procissão de Nossa Senhora da Orada no cais do Porto de Pesca
Procissão de Nossa Senhora da Orada no cais do Porto de Pesca FOTO: Joaquim José

Com mais de 500 anos, a festa em honra de Nossa Senhora da Orada é uma das celebrações religiosas mais importantes de Albufeira, culminando com uma bela e emotiva procissão. Este ano, contudo, a festa correu o risco de não poder ser acompanhada de foguetes, uma vez que a empresa responsável não tinha pedido, à Autoridade Marítima, licença para os lançar.

Segundo o CM apurou, a situação complicou-se ao fim da tarde de quarta-feira, quando a procissão chegou ao cais do Porto de Pesca de Albufeira, para onde os pescadores locais transportaram a imagem da sua padroeira, num cortejo em que participaram muitos fiéis.

"A Polícia Marítima [PM] deslocou-se ao local e confirmou que o lançamento de foguetes, que estava a começar, não fora autorizado", explicou ao CM o comandante Santos Pereira, da Capitania do Porto de Portimão, adiantando ter sido "instaurado um processo de contraordenação à empresa". Ainda assim, aquele responsável decidiu não impedir o lançamento do material pirotécnico, o que foi feito "já sob o olhar atento dos agentes da PM".

"Trata-se de uma atividade muito controlada, com regras de segurança estritas e que requer policiamento e a emissão de um aviso à navegação", frisou.

Albufeira procissão multa polícia marítima
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)