Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

PROCURADO POR 70 CRIMES FOI APANHADO A ASSALTAR

Elementos da Divisão de Investigação Criminal de Gaia da PSP detiveram ontem em Gaia um homem de 21 anos procurado há meses por suspeita de participação em 70 crimes, 40 dos quais à espera de julgamento.
8 de Fevereiro de 2004 às 00:00
Quase todos os crimes praticados pelo homem estão relacionados com furto de viaturas e em casas
Quase todos os crimes praticados pelo homem estão relacionados com furto de viaturas e em casas FOTO: Jorge Godinho
A operação 'Amanhecer' desencadeada pelos investigadores da PSP, num total de doze homens e três viaturas, tinha por objectivo mais uma iniciativa de combate e prevenção da criminalidade. Uma das missões dos agentes era tentar localizar um indivíduo de 21 anos, que desde há meses tinha deixado de se apresentar às autoridades judiciais, fazendo 'tábua rasa' de todas as convocações para se deslocar a tribunal. O homem tinha igualmente deixado de se apresentar na esquadra da PSP como o Tribunal de Instrução Criminal do Porto tinha anteriormente determinado. Sobre ele pendiam já diversos mandados de captura do Tribunal, para além das três dezenas de processos-crime que estão em investigação policial.
DE MOCHILA ÀS COSTAS
Quase todos os crimes estão relacionados com furtos de viaturas e em residências. Ao todo, são 70 os crimes que lhe são imputados ou onde é suspeito de autoria. A sua zona de acção incide nos concelhos do Grande Porto, particularmente em Gaia.
Ontem, ao início da madrugada, os agentes à paisana da PSP tiveram finalmente a sorte do seu lado. Apesar de não se encontrar em nenhuma das residências onde era suposto encontrar-se, foi localizado quando conduzia pela mão, tranquilamente, um triciclo que acabava de furtar numa garagem. Interpelado, nem esboçou resistência. Às costas, carregava uma mochila onde foram encontrados dezenas de artigos furtados.
RUSGA EM BAIRROS DETÉM SETE
Duas mulheres da Serra Leoa e uma da Libéria, em situação ilegal no País, foram detidas na madrugada de ontem no decorrer de uma rusga policial iniciada pelas 14h00 de sexta-feira mas que se prolongou até às 05h30 de ontem, em dois bairros problemáticos da cidade do Porto: os do Cerco e de Contumil.
Na operação, levada a cabo pela 4.ª Divisão de Investigação Criminal do Porto, que mobilizou 33 homens e nove viaturas, foram igualmente detidos quatro homens com idades entre os 20 e os 27 anos, que presumivelmente se dedicavam ao tráfico de estupefacientes.
Na posse destes suspeitos foram encontradas 15 doses de heroína, 50 de cocaína e 104 de haxixe, e ainda uma pistola. As mulheres vão ser entregues ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), enquanto os quatro indivíduos serão ouvidos amanhã pelo TIC.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)