Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Produtor porno burlado em 445 mil euros por jurista

Viv Thomas tinha entregado verba para regularizar dívidas ao Fisco e Segurança Social.
Henrique Machado e João Mira Godinho 24 de Maio de 2017 às 01:30
Viv Thomas, de 69 anos, é sul-africano
Libertário Teixeira, 50, é advogado
Suspeito foi detido pela Polícia Judiciária
Viv Thomas, de 69 anos, é sul-africano
Libertário Teixeira, 50, é advogado
Suspeito foi detido pela Polícia Judiciária
Viv Thomas, de 69 anos, é sul-africano
Libertário Teixeira, 50, é advogado
Suspeito foi detido pela Polícia Judiciária
O advogado Libertário Teixeira, de Tavira, foi detido pela PJ por burla a Viv Thomas, produtor de filmes para adultos, radicado no Algarve. O jurista é suspeito de ter desviado 445 mil euros para uso pessoal e pagamento de dívidas de uma empresa.

Viv Thomas, 69 anos, e a mulher, Avril, de 52, ambos sul-africanos, contrataram Libertário Teixeira, de 50, para regularizar dívidas ao fisco e à Segurança Social, em março de 2015. Desde essa altura e até setembro do ano passado, o advogado foi pedindo verbas ao casal para supostamente regularizar a situação fiscal. Mas, em vez disso, terá usado o dinheiro para pagar à banca dívidas da empresa Tractorcampo, que detém. É também suspeito de ter utilizado parte dos 445 mil euros que recebeu para despesas pessoais.

Libertário acabou detido, segunda-feira, pela Diretoria do Sul da PJ, que fez buscas na empresa Tractorcampo e no escritório de advogados do jurista, ambos em Tavira. É suspeito de burla qualificada e branqueamento de capitais. Este último crime por ter recorrido a contas bancárias de terceiros para se apoderar do dinheiro.

É hoje presente a tribunal para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.

PORMENORES 
Dívidas de 3,5 milhões
A Tractorcampo, empresa de Libertário Teixeira, terá dívidas a rondar os 3,5 milhões de euros. O dinheiro serviu para evitar a declaração de insolvência.

Acordo de pagamento
Libertário disse a Viv Thomas e à mulher que tinha conseguido um acordo de redução do valor das dívidas do casal às Finanças e Segurança Social.

Torneios de golfe
Além de produzir filmes para adultos, Viv Thomas é conhecido por organizar torneios de golfe de apoio a instituições de solidariedade social no Algarve.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)