Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Professora força filha a salvar pai pedófilo

Docente, que responde por três crimes de maus-tratos, tentou convencer menor de 13 anos a mentir em tribunal.
Ana Isabel Fonseca e Tânia Laranjo 9 de Setembro de 2016 às 01:45
Empreiteiro foi detido em março de 2016 pela Polícia Judiciária
Empreiteiro foi detido em março de 2016 pela Polícia Judiciária FOTO: CMTV
A professora universitária recusou sempre acreditar nas três filhas adotivas, que acusavam o pai, um empreiteiro de Vila Real, de crimes sexuais. A acusação deduzida esta quinta-feira - que imputa ao arguido três crimes de abuso sexual de crianças agravado, dois crimes de abuso sexual de menor dependente, três crimes de maus-tratos e um de detenção de arma proibida - revela que a docente quis forçar a filha mais nova, de 13 anos, a mentir às autoridades para salvar o pai.

"Eu só espero que a tua história e a do pai batam certo, está bem? E que tu tenhas coragem de dizer a verdade completa. Não podemos destruir a vida do pai", disse a docente à menor já após aquela ter sido retirada à família no início deste ano.

A professora, de 47 anos e que dá aulas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, é também arguida e vai responder por três crimes de maus-tratos às filhas adotivas, de 13, 15 e 18 anos. A acusação, que esta quinta-feira foi entregue ao arguido na cadeia de Vila Real, diz que as três irmãs foram abusadas entre 2011 e o início deste ano. Eram forçadas a ter sexo com o pai uma vez por semana e agredidas com tábuas de madeira e cabos de enxadas. No verão de 2015, a menina mais nova engravidou de um amigo.

O empreiteiro acreditava, no entanto, ser o pai e levou a menor a uma clínica na Póvoa de Varzim, onde não conseguiu que a filha abortasse por estar já de 27 semanas. "O pai do bebé sou eu, sou um monstro", disse o empreiteiro à funcionária da clínica.
empreiteiro de Vila Real Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Vila Real Póvoa de Varzim julgamentos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)