Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Professora maltrata alunos durante 7 anos

Olívia Magalhães responde por dez casos entre 2009 e 2016, em Aldreu e Fragoso.
Fátima Vilaça 13 de Fevereiro de 2017 às 01:30
Mulher continua a dar aulas na escola do 1º Ciclo de Fragoso após ter sido arquivada uma queixa de pais de alunos
Mulher continua a dar aulas na escola do 1º Ciclo de Fragoso após ter sido arquivada uma queixa de pais de alunos
Mulher continua a dar aulas na escola do 1º Ciclo de Fragoso após ter sido arquivada uma queixa de pais de alunos
"Burro, preguiçoso, lesma e atrasada mental" eram expressões comuns usadas pela professora Olívia Magalhães para se dirigir aos alunos durante as aulas, nas escolas básicas do 1º Ciclo de Aldreu e Fragoso, no concelho de Barcelos.

Foi assim, pelo menos, entre os anos de 2009 e 2016. A docente, de 57 anos, foi agora acusada pelo Ministério Público do Tribunal de Barcelos de dez crimes de maus-tratos. Continua a dar aulas na EB 1 de Fragoso e ainda pode recorrer para o Tribunal de Instrução Criminal para evitar o julgamento.

Na acusação do Ministério Público de Barcelos, a que o CM teve acesso, Olívia Magalhães é acusada de "no interior da sala de aula, por diversas vezes, com frequência quase diária" e "na presença dos restantes alunos", se dirigir às crianças, com idades entre os 6 e os 10 anos, com as expressões "arrastão e aselha".

Por diversas vezes, diz o documento, a professora, "umas vezes com a mão aberta", outras vezes "com os anéis que trazia colocados nas mãos", atingia os alunos na cabeça, causando-lhes "dores físicas".

Ainda segundo a acusação, a docente proibia as crianças de gozarem o intervalo, comerem os lanches ou até de irem à casa de banho. De acordo com o documento, disse às crianças "que em casa não podiam contar nada do que se passava na sala e na escola".

O Ministério Público entende que Olívia Magalhães conseguiu, "com evidente e grave abuso das suas funções e violação das suas obrigações e deveres de professora, vexar, humilhar e ofender a saúde física e psíquica dos ofendidos".
professora violência alunos ensino escola maus tratos Barcelos Olívia Magalhães Aldreu Fragoso
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)