Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Prosseguem buscas para encontrar pescadores

As buscas para encontrar o pesqueiro desaparecido desde quinta-feira ao largo dos Açores estão hoje a ser realizadas por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa e uma corveta, mas até ao momento a embarcação continua incontactável.
19 de Março de 2011 às 11:41
O pesqueiro 'Ana da Quinta' está desaparecido desde quinta-feira
O pesqueiro 'Ana da Quinta' está desaparecido desde quinta-feira FOTO: d.r.

"Neste momento as buscas continuam através de uma aeronave P3 Orion  da Força Aérea Portuguesa que saiu do Continente e através da corveta Jacinto Cândido [da Marinha] e de uma embarcação que está no local", disse à  agência Lusa o porta-voz da Marinha, Santos Fernandes.  

Contudo, lamentou Santos Fernandes, "as buscas ainda não deram quaisquer  resultados" e vão prosseguir durante o dia de hoje ao largo dos Açores. 

Ao final da tarde de sexta-feira, destroços "não identificados", mas  possivelmente de um navio, foram encontrados nas proximidades do local, onde pela última vez foi registada a presença do pesqueiro, que tinha nove homens a bordo.  

Entre a tripulação encontram-se cinco pescadores de Vila Praia de Âncora e "pelo menos" três indonésios.  Uma fonte do Centro de Buscas e Salvamento da Marinha em Ponta Delgada adiantou à agência Lusa que o "Ana da Quinta", de um armador de Vila Praia de Âncora, deixou de comunicar com outras embarcações a pescar na mesma  zona às 09h00 locais (10h00 de Lisboa) de quinta-feira.  

Na sua última comunicação, o pesqueiro encontrava-se a 150 milhas a  noroeste da ilha das Flores, indicou a mesma fonte. O pesqueiro, que deixou de estar contactável numa zona com vagas de quatro a cinco metros, pertence a um armador de Vila Praia de Âncora, António Cunha.

barco vila praia do âncora açores marinha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)