Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Proteção Civil registou este sábado 121 ocorrências relacionadas com mau tempo

Maior parte são relativas a queda de árvores e de estruturas, limpeza de vias, inundações e movimentações de terras
10 de Novembro de 2018 às 13:30
Proteção Civil
Proteção Civil revela descontrolo na gestão financeira, segundo uma auditoria do Tribunal de Contas
Proteção Civil
Proteção Civil revela descontrolo na gestão financeira, segundo uma auditoria do Tribunal de Contas
Proteção Civil
Proteção Civil revela descontrolo na gestão financeira, segundo uma auditoria do Tribunal de Contas
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou desde as 00h00 deste sábado 121 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sendo o Porto o distrito mais afetado, avançou à Lusa aquela entidade.

O adjunto de operações nacional da ANPC Manuel Cordeiro adiantou que as 121 ocorrências foram registadas entre as 00h00 e as 12h30 e envolveram 363 operacionais e 155 veículos.

Segundo a ANPC, o distrito do Porto foi o mais afetado, com 33 ocorrências, seguido de Viseu (18) e Coimbra (16).

A maior parte das ocorrências está relacionada com queda de árvores e de estruturas, limpeza de vias, inundações e movimentações de terras, indicou o adjunto de operações nacional da Proteção Civil.

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu este sábado um aviso amarelo, o terceiro menos grave numa escala de cinco, para 16 distritos de Portugal continental devido à previsão de chuva forte e agitação marítima no domingo.

De acordo com o IPMA, os distritos de Bragança, Viseu e Évora estão sob aviso amarelo entre as 09h00 e a meia-noite de domingo devido à previsão de períodos de chuva, persistente, por vezes forte.

Nos distritos da Guarda, Setúbal, Castelo Branco e Portalegre, o aviso vigora entre as 06h00 e as 21h00, no distrito de Santarém entre as 03h00 e as 21h00 e em Vila Real entre as 03h00 e as 09h00, adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera em comunicado.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga também estão sob aviso amarelo devido à previsão de forte agitação marítima, entre as 06h15 e as 12h00 de domingo, e de chuva persistente, por vezes forte, entre as 03h00 e 09h00 de domingo.

Também, a ANPC emitiu na sexta-feira um aviso à população devido às condições meteorológicas no norte e centro do país.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)