Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Protesto boicota abertura de lota

Ontem era o primeiro dia de funcionamento para a nova lota de Quarteira. Mas foi uma abertura ‘em falso’. Por estarem contra as regras impostas, os compradores credenciados decidiram boicotar o leilão de peixe. E o pescado teve de ser transportado para outras lotas algarvias, onde foi comercializado.
3 de Novembro de 2010 às 00:30
Pescadores queixam-se por não terem um local para tratarem das artes de pesca
Pescadores queixam-se por não terem um local para tratarem das artes de pesca FOTO: Luís Costa

Além de se queixarem pela falta de espaço, os compradores, em particular, estão contra a distância a que são colocados das paletas de peixe durante o leilão. E querem, como acontecia, ter a possibilidade de tocarem no pescado.

Compradores e Docapesca, responsável pela lota, estiveram reunidos durante a tarde de ontem. No final do encontro, Helena Cardoso, responsável pela delegação Sul da Docapesca, confirmou ao CM que tinham sido feitos alguns ajustes.

"Entre outras coisas, vamos permitir que os compradores entrem em zonas onde não podiam, desde que com botas laváveis, batas e chapéus", explicou. Já sobre a possibilidade de tocarem no peixe, Helena Cardoso referiu que "é expressamente proibido, pelas normas de higiene e segurança".

Também os pescadores que trabalham no porto de pesca de Quarteira fazem críticas à nova lota. Queixam-se, em particular, da falta de câmaras frigoríficas e de máquinas de gelo para o peixe. Helena Cardoso assegura que o concurso para máquinas de gelo e câmaras frigoríficas no edifício está a ser tratado e o equipamento deverá começar a ser colocado em Janeiro.

Os pescadores apontam ainda diversas falhas ao porto de pesca de Quarteira. Lamentam continuar sem casas de banho para uso próprio (são só para os compradores), bem como a falta de um espaço para tratarem as artes. Actualmente, têm de o fazer em casa ou no meio da estrada que passa ao lado do porto.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)