Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Protesto contra privatização do lixo

Cerca de duas dezenas de pessoas estão esta terça-feira concentradas junto à Câmara do Porto para protestar contra a privatização da recolha do lixo que a autarquia está a preparar.
22 de Julho de 2008 às 11:34
Rui Rio apresenta a proposta hoje
Rui Rio apresenta a proposta hoje FOTO: António Rilo

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), que promove o protesto, contesta a decisão da autarquia, argumentando que “vai complicar muito a vida à população, porque aumentará os preços da recolha”  e que “não traz nenhuma vantagem para a cidade”.

O STAL está ainda preocupado com os trabalhadores, que terão de prestar serviço nas concessionárias de recolha de lixo em situação de requisição. “Com a nova legislação laboral, a partir de Janeiro, poderão ter o vínculo à Função Pública suspenso durante o período de vigência da concessaão”, alerta o presidente do sindicato, João Avelino.

A proposta de concessão de recolha do lixo é apresentada hoje na sessão privada da Câmara e amanhã na Assembleia Municipal. A autarquia prevê que duas empresas façam a recolha do lixo em duas zonas da cidade distintas.

Ver comentários