Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Protesto em Sintra contra falta de professores

Pais e alunos de Casal de Cambra indignados com Ministério.
Edgar Nascimento e Inês Moita 30 de Setembro de 2014 às 13:02
Associação de pais protesta contra a falta de professores na Escola EB 2,3 Professor Agostinho da Silva de Casal de Cambra
Associação de pais protesta contra a falta de professores na Escola EB 2,3 Professor Agostinho da Silva de Casal de Cambra FOTO: Pedro Catarino

Pais e alunos do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, em Casal de Cambra (Sintra), protestaram hoje contra a falta de professores. Só neste agrupamento, que inclui a Escola EB 2/3 Professor a Agostinho da Silva, a Escola EB1/JI de Casal de Cambra e a Escola nº 2 de Casal de Cambra, faltam 33 professores.

"No 1º ciclo existem cerca de 200 crianças afetadas, enquanto que no 2º e 3º ciclo há 30 turmas com falta de professores. Esta situação é muito desagradável para as crianças", contou Helena Santos, presidente da Associação de Pais, realçando que este agrupamento está inserido no programa TEIP (Território Educativos de Intervenção Prioritária).

Ana Oliveira, uma aluna do 9º ano, está há duas semanas sem professores de Matemática, Geografia e Educação Física. "Estou com medo principalmente devido à Matemática. Este ano temos exame e estou com receio que não consigamos acabar o programa a tempo", referiu.

"Nunca houve um começo de ano tão mau como este. Esperámos três semanas para este problema ser resolvido, já passou demasiado tempo", alertou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, acrescentado que "faltam 200 professores nas escolas TEIP em Sintra". "Estas são as escolas que mais precisam de professores e são as que sofrem mais com esta situação", sublinhou.

Casal de Cambra Sintra Escola protesto associação de pais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)