Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

PROTESTOS CONTRA HORÁRIO DE CENTRO

Várias dezenas de elementos da GNR do Redondo foram ontem mobilizadas para o Centro de Saúde daquela localidade do distrito de Évora, para impedir a população de barrar, mais uma vez, a saída de médicos e enfermeiros daquela unidade hospitalar.
25 de Agosto de 2004 às 02:30
A notícia foi avançada pela TVI e a razão dos protestos prende-se com a decisão administrativa de alterar o horário do Centro, que passaria a funcionar das 09h00 às 21h00 e não entre as 12h00 e a meia-noite, como até aqui.
O novo horário entrava em vigor precisamente ontem, mas desde há uma semana que os populares têm vindo a manifestar o seu descontentamento junto do centro de saúde, impedindo o pessoal médico e auxiliar de sair do local.
Os habitantes do Redondo não querem de modo algum prescindir dos serviços de urgência até à meia-noite, pois no caso de se dar alguma emergência serão obrigados a deslocar-se até ao Hospital de Évora, que fica a 20 minutos daquela localidade.
A Administração Regional de Saúde do Alentejo já ameaçou encerrar os urgências se os protestos continuarem, mas o braço-de-ferro foi resolvido ontem com uma intervenção policial.
Contactado pelo Correio da Manhã, o oficial de dia da GNR de Évora, o tenente Pedro Ribeiro, garantiu que, pelas 22h15, a situação já tinha sido controlada.
“Segundo as informações que tenho, a situação está normalizada. Tomaram-se as medidas necessárias para assegurar a manutenção da ordem e tudo decorre dentro da normalidade.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)