Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

PS e PSD tentam acordo na câmara

Em Faro, Bacalhau substitui Macário esta tarde. As tomadas de posse em Vila Real de Santo António, Lagos, Tavira e Olhão são a 14, Albufeira a 15 e Silves a 21.
10 de Outubro de 2013 às 10:57
Isilda Gomes, do PS, atinge maioria na câmara de Pedro Xavier, na foto pequena, do PSD, aceitar fazer parte do executivo
Isilda Gomes, do PS, atinge maioria na câmara de Pedro Xavier, na foto pequena, do PSD, aceitar fazer parte do executivo FOTO: Pedro Noel da Luz

O PS e o PSD estão a tentar um acordo na Câmara de Portimão, apurou o CM junto de fontes partidárias. Nas últimas autárquicas, os socialistas perderam a maioria absoluta, com a eleição de três dos sete mandatos. O PSD só elegeu um vereador, mas é suficiente para garantir a maioria, se aceitar fazer parte do executivo.

Um sinal de que um acordo está iminente é o facto de uma comitiva do PSD local ter faltado a uma reunião agendada com o CDS, para acertar uma plataforma de oposição ao PS. A situação foi denunciada, ontem, pelo CDS de Portimão, que, por isso, decretou o corte de relações institucionais com o PSD enquanto a concelhia for liderada por Pedro Xavier – o vereador social-democrata eleito.

Caso as negociações tenham sucesso, Isilda Gomes poderá mesmo anunciar hoje, dia em que toma posse como nova presidente, o acordo com o PSD.

Também hoje, à tarde, Rogério Bacalhau substitui Macário Correia, em Faro. O presidente cessante classificou, ontem, que termina "um ciclo de vida do modo mais injusto e ingrato". Já o novo líder da autarquia, ao CM, estabeleceu a melhoria do espaço público, a aposta no turismo e a ação social como prioridades. "A intenção é acabar com o Bairro Horta da Areia e realojar as cerca de 200 famílias em habitações sociais da câmara", referiu Bacalhau.

Dia 14 tomam posse os executivos de Vila Real de Santo António, Olhão, Lagos e Tavira, dia 15 o de Albufeira, e a 21 o de Silves.

PS PSD Portimão acordo político
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)