Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

PSD critica falhas na prevenção

A coordenadora do PSD para os Fogos Florestais considerou ontem os ministros do Ambiente e Agricultura “os dois grandes culpados” dos incêndios por falhas na prevenção, mas salvaguardou a eficácia do titular da Administração Interna.
22 de Agosto de 2006 às 00:00
“O PS teve a sorte de ter um ministro da Administração Interna que está a mexer com as coisas, mas tem o azar, ou teve a ineficácia no ‘casting’, de colocar dois ministros [Ambiente e Agricultura] que não fazem o que têm a fazer” em termos de prevenção, referiu Maria Ofélia Moleiro.
A deputada, que faz parte da Comissão Eventual para os Fogos Florestais da Assembleia da República, falava no final de uma reunião no Centro Distrital de Operações de Braga, onde se deslocou para se inteirar dos principais problemas do distrito no combate aos incêndio.
Em relação ao Ministério do Ambiente, a acusação é de “incúria, desleixo ou falta de vontade política” e de votar ao abandono os parques naturais e as áreas protegidas.
Quanto ao Ministério da Agricultura, Maria Ofélia Moleiro criticou o facto de só agora, a meio de Agosto, “vir a correr” falar “numa nova estratégia florestal”.
Segundo o comandante operacional, Hercílio Campos, o distrito de Braga é o segundo do País com maior número de fogos, registando entre 4000 a 6000 por ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)