Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

PSD exige explicações a ministra da Educação

O PSD vai pedir explicações à ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, sobre as conclusões de um estudo que indicam que existem manuais de língua portuguesa com textos incompreensíveis para os alunos.
5 de Janeiro de 2008 às 13:38
O vice-presidente do grupo parlamentar dos sociais-democratas, Pedro Duarte, em declarações à rádio TSF, afirmou este sábado que o PSD vai aproveitar a ida da governante à Comissão Parlamentar da Educação na próxima terça-feira para pedir esclarecimentos sobre este estudo, que Maria de Lurdes Rodrigues já tinha conhecimento.
Na óptica de Pedro Duarte, esta pesquisa vem apenas provar que existem problemas concretos no sistema de ensino português, segundo a TSF, que avançou que o parlamentar considerou “grave” o facto de a ministra ter conhecimento destes dados e não ter dito nada.
Um professora de Coimbra, Maria Regina Rocha, estudou doze manuais escolares de língua portuguesa do 4.º ano, tendo chegado à conclusão que existem textos que os alunos não compreendem, segundo o semanário 'SOL'.
A docente desmentiu entretanto, em declarações à rádio TSF, as declarações de Pedro Duarte, afirmando que os “textos são compreensíveis” e considerando errado dizer o contrário.
Maria Regina Rocha explicou ainda os textos dos manuais de língua portuguesa “não contribuem eficazmente para o desenvolvimento das competências de leitura, porque se ficam pelos níveis mais elementares”, defendendo, no enatnto, que os textos são adequados ao ano a que se dirigem, mas podiam ter outra riqueza, avançou a TSF.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)