Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

PSP admite disparos "de intimidação"

A PSP admitiu hoje que foram feitos dois disparos de "intimidação" na direção do jovem que seguia num motociclo sem capacete e que se despistou, acabando por morrer, perto do Bairro da Bela Vista, em Setúbal.
17 de Março de 2013 às 10:51

Segundo fonte da PSP de Setúbal, os agentes que efetuaram os disparos, hoje à tarde, usaram munições de borracha e acreditam que não chegaram a atingir o jovem, que viria a despistar-se e a embater numa caixa da EDP, o que lhe terá causado a morte, na zona das Manteigadas, perto do referido bairro.

Em comunicado divulgado posteriormente, o comando distrital de Setúbal da PSP explica que durante a perseguição "foram efetuados dois disparos de intimidação, com arma shot gun com munição não letal".

O indivíduo perseguido "desrespeitou a sinalização semafórica e a subsequente ordem de paragem dos elementos policiais", refere o comunicado, acrescentando que o cidadão em causa viria a despistar-se e a falecer no local.

"Os meios de socorro à vítima foram de imediato acionados pelos elementos policiais no local, mas não evitaram o desfecho fatal", afirma a polícia.

O comunicado indica que "foi já dado conhecimento ao Ministério Público e à Inspeção Geral do Ministério da Administração Interna" do ocorrido para que estas entidades possam "proceder às subsequentes averiguações".

Após a morte, grupos de jovens da Bela Vista derrubaram mais de uma dezena de caixotes do lixo, incendiaram alguns e vandalizaram veículos, incluindo um autocarro.

De acordo com o comunicado da PSP, duas viaturas policiais foram igualmente danificadas "fruto do arremesso de pedras por parte de cidadãos não identificados".

Cerca das 23h00, a situação junto à esquadra da Bela Vista estava controlada, mas ao final da tarde as instalações chegaram a estar cercadas pela população local.

Para repor a normalidade no bairro, foi mobilizado para o local um forte contingente da PSP, incluindo o corpo de intervenção.

Belavista disparos morte vítima
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)