Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

PSP ajudam surdos

Querem quebrar barreiras linguísticas e apoiar um maior número de residentes e turistas.
24 de Maio de 2014 às 06:00
Dez polícias receberam o certificado de Linguagem Gestual Portuguesa
Dez polícias receberam o certificado de Linguagem Gestual Portuguesa FOTO: direitos reservados

Desde fevereiro, 12 agentes do Comando Distrital de Faro da PSP estiveram a aprender linguagem gestual, para prestarem ainda mais apoio aos residentes na região e turistas. Os polícias querem que o maior número de agentes possível adira à ideia para que o curso seja repetido no próximo ano.

"Estive algum tempo no atendimento ao público e era complicado comunicar com pessoas surdas. Tinham de me escrever tudo. Agora, a comunicação vai ser muito mais fácil", explica ao CM o agente Joaquim Lopes, que recebeu anteontem, juntamente com os restantes 11 colegas, o certificado de formação profissional de Linguagem Gestual Portuguesa. O agente, que agora presta serviço no programa Escola Segura, em Faro, assume ainda que esta nova valência também vai ajudá-lo a comunicar com os alunos surdos.

Já o chefe Filipe Correia, também da esquadra de Faro, recordou ao CM o processo de aprendizagem: "Foi praticamente como aprender uma língua nova. No entanto, a linguagem gestual é muito prática e de fácil assimilação e não temos de estar agarrados a um livro de gramática. Dá vontade de querer aprender mais."

Neste curso participaram agentes da esquadra de Faro, de Olhão e da divisão do aeroporto, mas há vontade de ensinar a mais. "O nosso objetivo é tentar fazer chegar o curso ao máximo número de agentes possível e queremos que seja uma iniciativa regular. Ainda não temos data definida para outro curso, mas gostaríamos que fosse para o ano", diz Filipe Correia.

Faro PSP surdos polícias
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)