Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

PSP alerta para perigos da pirotecnia

Alerta é, em especial, para os mais novos.
26 de Fevereiro de 2014 às 18:35
pirotecnia, alerta, carnaval, psp
pirotecnia, alerta, carnaval, psp FOTO: Direitos Reservados

A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou, em todo o país, a operação "Carnaval em segurança 2014", destinada em particular aos mais novos, para esclarecer sobre perigos da utilização e manuseamento dos artefactos pirotécnicos.

A ação, destinada sobretudo à comunidade estudantil, aconselha que não sejam utilizados artigos pirotécnicos, como "bombas de Carnaval", e alerta para a não colocação destes artigos em bolsos e mochilas, pelo risco de rebentarem com o calor e a fricção.

A recomendação faz parte de uma série de alertas nos quais também se aconselha a recusar artefactos pirotécnicos, que possam eventualmente ser oferecidos. A PSP recomenda igualmente os mais novos a não mexerem em materiais que aparentem ter sido usados anteriormente, por haver risco de rebentamento.

A PSP recomenda ainda que sejam informados os agentes do projeto Escola Segura, ou os funcionários da escola, sempre que alguém oferecer ou usar artefactos como "bombas de Carnaval". Neste caso, a PSP pede que as pessoas se afastem.

A polícia alerta ainda para o risco de lesões graves, no caso de experiências com explosivos, como a colocação de bombas em garrafas ou latas, pois pode haver projeção de estilhaços.

Segundo a lei portuguesa - lembra a PSP - só quem estiver devidamente licenciado pelas forças de segurança pode utilizar ou vender artigos pirotécnicos.

pirotecnia alerta carnaval psp
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)