Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

PSP apanha sete carteiristas no eléctrico 15

A PSP apanhou nas últimas 48 horas sete carteiristas, três homens e quatro mulheres, que actuavam na paragem do eléctrico 15 na Praça do Comércio, em Lisboa, e que roubaram dois turistas.
23 de Dezembro de 2011 às 15:13
Três detidos aproveitaram o momento em que o turista francês subia para o eléctrico para um deles se colocar à sua frente para lhe impedir os movimentos enquanto outro lhe retirava o telemóvel do bolso das calças
Três detidos aproveitaram o momento em que o turista francês subia para o eléctrico para um deles se colocar à sua frente para lhe impedir os movimentos enquanto outro lhe retirava o telemóvel do bolso das calças FOTO: João Romba

Em comunicado divulgado, esta sexta-feira, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP descreve que a detenção dos três homens, com idades entre os 42 e os 48 anos, ocorreu na quarta-feira de manhã, pelas 11h00, em flagrante delito, depois de terem roubado um I-Phone, no valor de 600 euros, a um turista francês.   

De acordo com a versão policial, os três detidos aproveitaram o momento em que o turista francês subia para o eléctrico para um deles se colocar à sua frente para lhe impedir os movimentos enquanto outro lhe retirava o telemóvel do bolso das calças. Enquanto isso, o terceiro elemento do gangue empurrava os passageiros que vinham atrás, para criar uma "manobra de diversão" para encobrir os cúmplices.  

A tudo isto assistiram polícias da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, da PSP, que se encontravam à paisana na paragem, palco habitual de carteiristas, e que prenderam de imediato o trio e devolveram o telemóvel ao turista.  

Os três homens, já com vastos antecedentes criminais por este tipo de crimes, foram conduzidos pela polícia ao Tribunal de Pequena Instância Criminal, mas saíram em liberdade porque o julgamento foi adiado para 5 de Janeiro de 2012.  

As quatro mulheres, de idades entre os 18 e os 31 anos, também foram apanhadas na paragem do eléctrico 15, na Praça do Comércio, mas da parte da tarde de quarta-feira, depois de terem roubado a carteira a uma turista marroquina que subia para o transporte da Carris.  

"Duas delas entraram à frente da vítima e pararam propositadamente já dentro do eléctrico, criando um efeito de tampão e separando a vítima do seu marido, tendo uma outra entrado colada à turista, abrindo a mala e retirando dali uma carteira, enquanto a última apenas empurrava todas as pessoas para encobrir a acção das restantes", relata a PSP no comunicado.  

Depois do roubo da carteira, que continha 317 euros em dinheiro e valia cerca de 50, as quatro carteiristas sentaram-se no eléctrico a tentar passar despercebidas mas tinham sido observadas por elementos da PSP, que as detiveram e recuperaram a carteira, entregando-a à turista.  

Conduzidas à esquadra da zona, verificou-se que tinham sido já identificadas por dois furtos na semana passada em transportes públicos, estando mesmo uma delas proibida por um juiz de circular nas carreiras de eléctricos 15 e 28, por ali já ter cometido assaltos.  

As quatro detidas vão ser hoje ouvidas em primeiro interrogatório judicial, para aplicação de medidas de coacção, adiantou a PSP, que aconselha os cidadãos nacionais e os turistas a adoptarem "boas práticas de segurança" durante a época festiva, mais propensa a crimes desta natureza.  

carteiristas carteiras ladrões praça do comércio lisboa eléctrico roubos psp
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)