Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

PSP: Cerca de 980 novos agentes entram em funções em Outubro

Cerca de 980 novos agentes da PSP vão entrar em funções na última quinzena de Outubro e vão ser distribuídos pelos vários comandos do país, tendo em conta a densidade populacional e incidência criminal, segundo a direcção nacional da Polícia.
17 de Setembro de 2011 às 10:25
psp, agentes, polícia, comandos, crime
psp, agentes, polícia, comandos, crime FOTO: Duarte Roriz

Numa nota enviada à agência Lusa, a PSP adianta que o Curso de Formação de Agentes (CFA) é frequentado por 985 alunos, mas como as aulas terminam na segunda semana de Outubro é provável que ainda se verifiquem algumas reprovações e eliminações.

De acordo com a Polícia de Segurança Pública, este curso vai permite a colocação de agentes em todos os comandos regionais, metropolitanos e distritais da PSP, mas antes da definição das vagas vai ser dada preferência aos pedidos de transferência de polícias mais antigos.

Os novos agentes vão ser distribuídos pelo país, tendo em conta a densidade populacional e geográfica, incidências criminais, recursos humanos em défice e as transferências dos polícias mais antigos, explica a Polícia, adiantando que vão entrar em funções na última quinzena de Outubro e vão ser acompanhados por polícias "mais antigos e mais experientes" nas primeiras semanas.

Neste curso, que começou a 03 de Janeiro, os novos agentes não realizam estágio "por dificuldades logísticas dos comandos para alojar e fornecer alimentação a todos os alunos", tendo sido substituídas as 150 horas de estágio por "um reforço da formação técnico-policial", que decorreu na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas.

A PSP destaca que, "pela primeira vez, todos os alunos obtiveram, durante o curso, a primeira certificação de tiro", que terá de ser renovada de dois em dois anos e engloba normas de uso das armas de fogo e meio coercivos, utilização da arma e tiro prático.

Segundo a Polícia, a formação prática foi já efectuada com a arma que lhes vai ser distribuída quando ingressarem na PSP no final do curso.

O Curso de Formação de Agentes tem a duração aproximada de nove meses e 1.180 horas de formação com a componente prática e teórica.

Para este curso concorreram 6.909 candidatos, o número mais elevado da última década, segundo a Polícia, e foram seleccionados mil.

Fazem parte actualmente da PSP cerca de 22 mil polícias.

psp agentes polícia comandos crime
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)