Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

30 detidos por crimes violentos ligados às claques do Benfica e Sporting

Estão em causa o crime por desobediência, crime por participação em rixa, roubo e ofensa a integridade física agravadas, nomeadamente a polícias. 
Francisca Laranjo 1 de Fevereiro de 2023 às 09:43
A carregar o vídeo ...
28 detidos por crimes violentos ligados às claques do Benfica e Sporting
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, esta quarta-feira, 28 pessoas por crimes violentos ligados às claques 'No Name Boys' e 'Juve Leo', ligados aos clubes do Benfica e do Sporting, respetivamente. Estão ainda em causa o crime por desobediência, crime por participação em rixa, roubo e ofensa a integridade física agravadas, nomeadamente a polícias. 

As autoridades deram cumprimento a 29 mandados de detenção e 30 mandados de busca domiciliária na Grande Lisboa, Sesimbra, Seixal e Almada.

O CM sabe que das 30 detenções, 29 foram no cumprimento de mandatos e um em flagrante delito por posse de arma de fogo. Foram ainda apreendidas duas armas, droga, pirotecnia e outros objetivos relevantes para a investigação. Há um detido por posse ilegal de arma.

Os crimes aconteceram nos recintos dos Estádio da Luz e no Estádio de Alvalade, antes e depois dos jogos, nunca no decurso dos mesmos, entre abril e novembro do ano passado. Segundo a PSP, a investigação teve início em abril do ano passado e estão em casa duas situações distintas de roubos, com agressões violentas, que desencadearam diligências de investigação que permitiram apurar outros incidentes por parte dos mesmos suspeitos.

Esta megaoperação, que contou com a participação de procuradores da República, surge na sequência de vários episódios de violência que decorreram na capital, de acordo com um comunicado da PSP. Estão envolvidos dezenas de operacionais "ligados à investigação criminal" e também militares da GNR.

Os suspeitos detidos, que são essencialmente jovens, e todos do sexo masculino, sendo que vários pertencem às claques dos No Name Boys e da Juve Leo, vão pernoitar esta quarta-feira no Comando Metropolitano do Comando de Lisboa e vão ser presentes esta quinta-feira a primeiro interrogatório judicial.
Ver comentários
C-Studio