Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

PSP fez 917 prisões no último ano lectivo

No ano lectivo 2006/2007, a PSP fez 917 detenções, a maioria das quais em duas grandes operações no arranque e no final dos três períodos de aulas, no âmbito do programa ‘Escola Segura’. Por seu lado, a GNR foi chamada a intervir 754 vezes, na maioria em casos de furto e ofensa corporal.
3 de Dezembro de 2007 às 00:00
Além das intervenções da PSP, também a GNR foi chamada a actuar nas escolas 754 vezes
Além das intervenções da PSP, também a GNR foi chamada a actuar nas escolas 754 vezes FOTO: d.r.
Na sequência das recentes críticas do procurador-geral da República, Pinto Monteiro, relativas à minimização da dimensão da violência nos estabelecimentos de ensino, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, apresentam hoje, na Escola Básica nº. 1 de Telheiras, em Lisboa, o balanço dos vários projectos de combate à violência em meio escolar. Além da divulgação dos resultados referentes ao trabalho da Equipa de Missão para a Segurança Escolar, no terreno há quase um ano e liderada pela intendente Paula Peneda, os dois governantes vão ainda fazer um balanço do programa ‘Escola Segura’ e anunciar os números do Observatório de Segurança na Escola.
Os últimos dados oficiais conhecidos da violência escolar são referentes ao ano lectivo de 2005/2006: 390 agressões a professores nas escolas e zonas envolventes, o que dá uma média de dois casos por dia em 180 dias de aulas por ano.
Só nas duas principais operações levadas a cabo pela PSP no exterior dos estabelecimentos de ensino, foram apreendidas 1682 doses de cocaína, 1883 de heroína e 3718 de haxixe, tal como 47 armas brancas e 13 armas de fogo, mostram os números actualizados no site oficial.
Já a GNR foi chamada 222 vezes por furto, 26 por roubo e 40 por vandalismo. No campo das agressões, registou 60 casos de ofensa corporal, nove de ofensa sexual e cinco de assédio. As injúrias e ameaças chegaram aos 14 casos. A violência contra pessoas cresceu quase para o dobro nesse ano (em 2005 houve registo de 290 ocorrências).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)