page view

PSP manda parar mais

Todas as quintas e sextas-feiras, pelo menos, há operações stop em vários pontos da cidade de Lisboa, promete a PSP, que quer diminuir em 15 por cento o número de acidentes com vítimas na cidade.

26 de fevereiro de 2007 às 00:00

Já no ano passado, a Divisão de Trânsito da PSP intensificou a fiscalização em Lisboa, aumentando em 54,1 por cento as operações realizadas face a 2005. E os resultados foram animadores: 2162 acidentes com vítimas, menos 381 do que no ano anterior. O número de mortos também sofreu uma redução acentuada: 27 – menos 14 do em que 2005. Também diminuiu o número de feridos graves: 292 – menos 91 face ao ano anterior.

Este ano “serão levadas a cabo acções de combate à condução sob o efeito do álcool, ao excesso de velocidade, street racing (corridas) e a outras situações que conduzam à produção de acidentes”, disse ao CM o subintendente Pedro Gouveia, chefe da área de operações e segurança do Comando Metropolitano de Lisboa. “Também vamos dar especial atenção ao transporte de crianças, à falta de seguro e às inspecções obrigatórias, às condições de segurança dos veículos e à passagem de sinais vermelhos, à transposição de traços contínuos e ao desrespeito nas passagens de peões”, acrescentou o mesmo responsável.

Estas operações serão intensificadas sobretudo durante a noite e a madrugada e nas vias onde se registam mais acidentes: Segunda Circular, avenidas Infante D. Henrique e 24 de Julho, Eixo Norte-Sul e Campo Grande. Algumas destas vias são também as mais mortíferas: as avenidas Infante D. Henrique e 24 de Julho, Almirante Reis, Avenida da República e Calçada de Carriche

O álcool é apontado como uma das principais causas. Só no período do Carnaval, a PSP deteve 311 automobilistas e a GNR 98, com mais de 1,20 gramas por litro. Foram ainda multados 545 condutores pela PSP e 214 pela GNR por apresentarem uma taxa de álcool igual ou superior a 0,5 gramas por litro.

DETENÇÕES AUMENTAM NO PORTO

O número de detenções devido a casos de condução com excesso de álcool no sangue e sem carta de condução continua a subir, segundo refere a PSP do Porto.

“Temos intensificado, nos últimos anos, operações para fiscalização mais junto dos locais de diversão nocturna, propícios a abusos”, diz ainda o comandante da Divisão de Trânsito da PSP do Porto.

O subintendente Mário Pereira destaca que “por um lado tem havido menos mortos e menos feridos graves nos acidentes de viação, mas aumentam os casos de álcool em excesso e também devido a condução sem carta”.

Segundo aquele oficial superior da PSP, “a subida do número de detenções poderá ter a ver com o aumento da fiscalização, pela nossa parte, com mais meios a nível humano e com reforço de equipamentos tecnológicos”. A PSP do Porto fez três operações durante a semana de Carnaval.

ACIDENTES COM VÍTIMAS

LISBOA

2005: 2.543 (41 mortos / 383 feridos graves)

2006: 2.162 (17 mortos / 292 feridos graves)

PORTO

2005: 883

2006: 409 (1º semestre, últimos números disponíveis)

Fonte: DGV

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8