Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

PSP preso por violar filha de casal amigo

Polícia, casado e pai de dois filhos menores, já está a cumprir seis anos na cadeia de Évora.
Magali Pinto 1 de Maio de 2017 às 01:30
Fernando Santos vai cumprir seis anos por violação
Polícia condenado está a cumprir pena na cadeia de Évora
Fernando Santos vai cumprir seis anos por violação
Polícia condenado está a cumprir pena na cadeia de Évora
Fernando Santos vai cumprir seis anos por violação
Polícia condenado está a cumprir pena na cadeia de Évora
O agente principal Fernando Santos resistiu através de vários recursos cumprir a pena de seis anos de prisão efetiva por ter violado uma jovem de 15 anos em Santa Maria da Feira, mas não conseguiu. A decisão transitou em julgado e o polícia já está há duas semanas na cadeia de Évora. A PSP prepara-se agora para o expulsar da instituição.

O agente da PSP, casado e pai de dois filhos menores, aproveitou a proximidade da jovem, filha de um casal amigo e vizinho em Santa Maria da Feira. Violou a menor que acabou por contar à mãe. O caso aconteceu em 2012. Durante todo o processo, o polícia tentou descredibilizar a vítima chegando a pedir aos juízes para que a jovem fosse novamente ouvida - tinha prestado declarações para memória futura - o que foi rejeitado por a vítima estar ainda muito fragilizada psicologicamente. Depois de violar a menor o polícia foi trabalhar normalmente.

Como prova em tribunal contou uma troca de mensagens entre o polícia e o pai da jovem onde Fernando Santos chega mesmo a pedir desculpa. O agente principal recorreu para o Tribunal da Relação do Porto, que não lhe deu razão. Vai ter mesmo de cumprir os seis anos por violação e pagar 20 mil euros à vítima.

Mal foi apresentada uma queixa à PSP o agente foi logo suspenso de funções. O polícia foi distinguido em 2007 com a medalha de cobre de comportamento exemplar, referente a 8 anos de serviço sem punições.
Santa Maria Fernando Santos Feira PSP Évora polícia crime violação casal amigo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)