Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Quartéis da GNR vão ter salas de isolamento devido ao coronavírus

PSP terá máscaras e luvas para usar “casuisticamente”.
Sérgio A. Vitorino 6 de Março de 2020 às 08:45
A carregar o vídeo ...
Quartéis da GNR vão ter salas de isolamento devido ao coronavírus
Todos os aquartelamentos da GNR vão ter salas de isolamento para casos suspeitos de Covid-19 em militares e civis, determina o plano de contingência daquela força, ontem divulgado às unidades e a que o CM teve acesso.

O suspeito deve informar a chefia - "preferencialmente por via telefónica" -, pôr máscara e luvas, ir sozinho para o isolamento e contactar a linha SNS 24. As unidades deverão ter "equipamento de proteção individual" e no isolamento água, alimentos não perecíveis e um termómetro, bem como WC exclusivo.

Vão ser identificadas atividades e pessoal imprescindível. Preveem-se reuniões por videoconferência e acesso remoto dos cidadãos. Também a PSP enviou ontem um email ao efetivo em que diz já ter elaborado uma Diretiva Estratégica e que as unidades "terão que elaborar, a curto prazo, planos de contingência internos".

Será criada "uma equipa de coordenação nacional" e está "em processo de aquisição de máscaras e luvas cirúrgicas para serem usadas casuisticamente". PSP e GNR comunicaram ao efetivo poucas horas após o CM ter noticiado que, até quarta-feira à noite, o pessoal no terreno não tinha sido informado de como atuar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)