Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

QUARTO ACIDENTE MORTAL ESTE ANO

Quatro pescadores e mariscadores morreram desde o início do ano em quedas nas zonas rochosas da Costa Vicentina, sendo Pedro Sintra, de 49 anos, que hoje vai a enterrar em Lagoa, a última vítima, na sequência de um acidente numa arriba próxima da Praia do Amado, Aljezur.
10 de Abril de 2003 às 00:00
Pedro Sintra caiu nesta zona de arribas da Costa Vicentina
Pedro Sintra caiu nesta zona de arribas da Costa Vicentina FOTO: Paulo Arez
“Ele costumava pescar na companhia de amigos ou do filho, mas desta vez foi só”, lamenta a viúva, Conceição Sintra. Face à demora de Pedro, a mulher tentou contactá-lo. “Liguei para o telemóvel, que não estava a funcionar. Não estranhei, pois por vezes eles ia para zonas sem rede.”
Mas à medida que o tempo passava “a preocupação aumentou” e o filho, Manuel, de 23 anos, e um irmão da vítima dirigiram-se para o local onde presumiam que Pedro estivesse, avisando, entretanto, as autoridades. “Ele conhecia bem toda a zona, que não é das mais perigosas”, refere o filho. Pedro, canalizador de profissão e dirigente sindical, tendo integrado as listas da CDU nas eleições autárquicas, em Lagoa, dedicava-se sobretudo à pesca à cana, “mas como as marés estavam favoráveis disse que talvez tentasse apanhar alguns perceves. Possivelmente caiu quando o fazia.”
A queda terá ocorrido durante a manhã de terça-feira, pois o corpo foi encontrado já a boiar, ao fim da tarde, depois de envolvidos meios de socorro marítimos e terrestres e ainda um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, recurso que se revelou fundamental nas buscas levadas a cabo.
Ao que tudo indica, a queda de Pedro não foi presenciada por outros pescadores ou mariscadores, ao contrário do sucedido nos acidentes anteriores registados este ano naquela zona, em que amigos ou companheiros ocasionais das vítimas alertaram as autoridades.
Nos três acidentes mortais ocorridos já este ano foram recuperados apenas dois corpos. O de um empresário de Monchique continua desaparecido.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)