Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Quase 200 bombeiros e 12 meios aéreos combatem novo incêndio na serra da Estrela

Nesta altura, o vento descontrolado dificulta os trabalhos dos bombeiros. 
José Luís Oliveira e Lusa 18 de Agosto de 2022 às 19:18
A carregar o vídeo ...
Quase 200 bombeiros e 12 meios aéreos combatem novo incêndio na serra da Estrela
As chamas deflagraram, por volta das 15h40 desta quinta-feira, junto à aldeia de Nabais, em Gouveia, no distrito da Guarda. Trata-se de um novo incêndio na serra da Estrela, a cerca de três quilómetros da localidade de Folgosinho, já consumida pelas chamas durante a última semana.

O incêndio dividiu-se em duas frentes e rapidamente tomou grandes proporções. O flanco esquerdo do incêndio está praticamente dominado com recurso principalmente ao combate aéreo. 

Nesta altura, o vento descontrolado dificulta os trabalhos dos bombeiros.

"Começou na União de freguesias de Melo e Nabais e está a evoluir pela encosta acima e já está na freguesia de São Paio e dentro da freguesia de Gouveia cidade, e em direção ao Curral do Negro, onde está o nosso parque de campismo e uma área de excelência de Gouveia", disse Jorge Ferreira,  o vice-presidente da Câmara.

"Pelo caminho, passa naturalmente pelo Parque Ecológico de Gouveia, uma área que nos preocupa bastante, onde temos a nossa fauna local", contou. O autarca admitiu que estão "a tentar juntar meios nestas duas áreas, quer no parque de campismo do Curral do Negro, quer no parque ecológico de Gouveia, para conter a situação" no concelho.

Jorge Ferreira adiantou que "não há populações em risco", o incêndio está numa encosta de "mato e floresta, mas está a evoluir rapidamente".

serra da Estrela Folgosinho Gouveia Nabais Guarda acidentes e desastres incêndios
Ver comentários