Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

QUASE ESTRANGULOU A EX-MULHER

Um ex-emigrante de 41 anos tentou matar a antiga companheira, anteontem à tarde, estrangulando-a com um fio de pesca à entrada da casa onde viveram até à semana passada, na aldeia de Bervines, Rio Maior. Emília Valério Félix Alves, de 47 anos, sofreu escoriações ligeiras no pescoço e encontra-se livre de perigo.
25 de Julho de 2002 às 22:01
Natural do Cadaval e ex-emigrante em Espanha durante 15 anos, José Augusto Baptista da Silva aguarda julgamento em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha, por determinação do Tribunal de Rio Maior, que o ouviu ontem de manhã.

O autor confesso da tentativa de homicídio desvendou as suas motivações: "Ela utilizou-me e gozou com a minha cara. Depois de me sugar o sangue, abandonou-me. Ficou com o meu dinheiro e pôs-me mal com toda a minha família".

Apanhada de surpresa, perto das 19h00, no regresso de uma consulta médica, foi por pouco que a vítima escapou à fúria do agressor.

"Quando cheguei a casa deixou-me sair do carro. Voltei costas, ele deu um voo e deitou-me o fio ao pescoço, sem dizer uma palavra", contou Emília Alves, que foi encontrada desmaiada pela mãe. De acordo com a GNR, perante o desfalecimento da ex-companheira, José Silva abandonou o local convencido que tinha consumado o homicídio.

A mulher, desempregada, assegura que a explicação para os acontecimentos reside em "ciúmes doentios", recorda ameaças antigas e nega ter ficado com dinheiro do ex-emigrante, também sem emprego.

José Silva, por sua vez, garante que mantém sentimentos pela ex-companheira. "Continuo a gostar dela com loucura, apesar do que fiz", afirmou. O casal conheceu-se há um ano numa danceteria em Caldas da Rainha. No início deste Verão a relação solidificou e os dois mudaram-se para junto dos pais de Emília Alves. Uma semana depois romperam a relação e José Silva abandonou a casa.

No estabelecimento de diversão nocturno faz-se o chamado 'Baile das Velhas', com mulheres de meia-idade que costumam convencer os homens a um pé de dança. Por vezes, é o início de uma relação. A de José e Emília acabou mal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)