Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Quatro encapuzados limpam ourivesaria

De capuzes na cabeça, quatro homens entraram ontem numa ourivesaria do centro de Ribeirão, no concelho de Famalicão, e apontaram uma caçadeira ao proprietário. Partiram as montras e, em quatro minutos, ensacaram todas as peças de ouro e relojoaria. Fugiram num carro que foi depois abandonado a arder.
29 de Janeiro de 2008 às 00:30
“Estou de rastos. Isto estava mau, mas agora é o fim. Não vale a pena lutar, para de um momento para o outro perder tudo e ter a vida em risco”, desabafou ao CM o proprietário da Riviera, Alfredo Santos, decidido a pôr “fim a 15 anos de ourivesaria”.
Pouco antes do meio-dia, um Mazda cinzento estacionou em frente à montra principal da loja. “Quando saíram de capuz na cabeça e com uma arma em punho, apercebi-me logo que estava tramado”, recordou o empresário, que acatou a ordem de ficar quieto, mas nem assim se livrou de ser agredido com os canos da caçadeira, sofrendo uma forte pancada na cabeça.
Os assaltantes – supostamente jovens e nervosos – limitaram-se a partir as montras e a despejar todas as peças em sacos pretos, provocando um prejuízo estimado em cerca de 25 mil euros.
Os gritos da mulher do ourives – com uma loja de flores ao lado – não intimidaram os assaltantes, que fugiram num Mazda roubado, que era conduzido por um quinto elemento do grupo. O carro foi encontrado em chamas, em Bagunte, Vila do Conde.
“Só me apercebi que algo estava mal, quando ouvi vidros a partir”, contou a mulher do ourives, acrescentando que a “grande parte da tensão foi libertada” quando conferiu que o empresário estava “bem, apesar das dores na cabeça”.
A florista revelou que o assalto verificado há oito anos, durante a madrugada, na Ourivesaria Riviera a deixou mais revoltada. “Da outra vez, sentimo-nos impotentes e destroçados por ter visto desaparecer o resultado de tanto trabalho. Agora, a preocupação era só o estado em que estava o meu marido, pelo que o efeito deste assalto só se deve fazer sentir mais para a frente”, explicou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)