page view

Quatro portugueses julgados por violarem duas jovens em Espanha

Crime aconteceu em julho de 2021.

12 de abril de 2024 às 15:36

Os quatro portugueses que em julho de 2021 foram presos em Gijón, no Norte de Espanha, por suspeitas de terem violado duas jovens espanholas, foram pronunciados para julgamento pelo Ministério Público (MP) do país vizinho.

Os arguidos, todos do distrito de Braga e a aguardar julgamento em liberdade, estão acusados de três crimes de abuso sexual com introdução de membros nos órgãos sexuais, previsto e punido pelo código penal do país vizinho.

Segundo a imprensa espanhola, a acusação pede punição mais pesada (10 anos de prisão efetiva), para um dos portugueses. De acordo com a acusação, o homem começou por "agredir sexualmente uma das vítimas, e logo de seguida a outra". Contou com a colaboração de outro dos portugueses, para quem se pede um ano e três meses de prisão. "Facilitou a ação, pelo que deve ser tido como responsável no conceito de cúmplice", refere o despacho de pronúncia.

Os factos, recorde-se, remontam à madrugada de 24 de julho de 2021. As duas vítimas conheceram dois portugueses acusados junto a um bar, e acordaram ir para o apartamento dos cidadãos nacionais.

Outros dois portugueses juntaram-se ao grupo. Já no apartamento, acrescenta o MP espanhol, "as duas jovens deixaram claro que só aceitariam ter sexo com um dos homens". No entanto, a pronúncia garante que os quatro portugueses forçaram relações sexuais com as duas mulheres. Assim, para um dos suspeitos é pedido 10 anos de prisão, para dois um ano e três meses, e para outro uma pena de cinco anos de reclusão.

Dois dos portugueses estiveram presos no centro penitenciário das Asturias entre 26 de julho e 10 de setembro de 2021, quando saíram em liberdade condicional. Encontram-se, desde então, sujeitos a apresentações periódicas à polícia de Gijon.

Ainda não há data marcada para o julgamento dos quatro portugueses, que têm à data cerca de 30 anos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8