Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Queimado a roubar cobre

Tinham pensado em quase tudo. Levaram luvas de borracha, chaves-inglesas, alicates e até lanternas semelhantes às dos mineiros. O objectivo da dupla era furtar cobre no posto de transformação de uma fábrica abandonada no Poceirão, concelho de Palmela, mas um dos ladrões sofreu uma descarga eléctrica de um cabo de média tensão que por pouco não o matou. Está internado no Hospital de Santa Maria com queimaduras de segundo e terceiro graus em 80% do corpo.

11 de Junho de 2008 às 00:30
Dupla arrancou fechadura do posto de transformação do Poceirão
Dupla arrancou fechadura do posto de transformação do Poceirão FOTO: Manuel Moreira

Eram 22h30 quando anteontem os pais do jovem electrocutado o transportaram até ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Águas de Moura, a cinco quilómetros do local do acidente. Não deram explicações, apenas disseram que o filho tinha apanhado um choque. Sobre o segundo assaltante não há informações, mas as autoridades acreditam que foi ele quem chamou a família do amigo. Os moradores do Poceirão garantem que os jovens "não são da terra" e ninguém conhece a família.

Ontem à tarde ainda era visível a passagem dos dois assaltantes na fábrica. A vedação foi aberta com um corta-arame e a fechadura do posto de transformação rebentada. No interior estavam centenas de parafusos e todo o equipamento que os ladrões levaram consigo. Só faltavam alguns metros de fio de cobre.

APONTAMENTOS

HELICÓPTERO

Devido à gravidade dos ferimentos, o jovem electrocutado foi transportado de Águas de Moura para Lisboa num helicóptero do INEM.

FÁBRICA ABANDONADA

De acordo com residentes na Asseiceira, a fábrica que os jovens queriam assaltar – que já não está identificada – fechou há mais de um ano e já foi alvo de vários actos de vandalismo.

ROUBOS FREQUENTES

Fonte dos bombeiros adiantou ao ‘CM’ que têm sido frequentes as electrocussões em roubos de cobre nos concelhos de Palmela e de Setúbal.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)