Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Queimaduras com lixívia

Uma mulher sofreu queimaduras numa mão por ter usado uma lixívia que diz estar adulterada na sua composição. A consumidora apresentou um pedido de indemnização, numa exposição ao Ministério Público.

27 de Outubro de 2008 às 00:30
Florinda ficou com queimaduras graves na mão direita
Florinda ficou com queimaduras graves na mão direita FOTO: Pedro Galego

"Há anos que uso esta lixívia e nunca tive problemas, mas desta vez a mão começou a queimar", disse ao CM Florinda Pardal, que adquiriu a embalagem numa loja Pingo Doce em Évora. De acordo com a queixosa, quando assistida no Hospital de Évora, foi-lhe dito que alguns dos componentes  do produto poderiam estar em percentagem superior ao normal para aquele tipo de reagente.

"Estava a fazer uma limpeza a fundo e a esfregar umas loiças quando senti a mão a inchar e umas dores muito fortes. O meu marido, que estava ali perto, começou a queixar-se dos olhos", acrescentou.

O produto em causa é a lixívia Ultra Pro, comercializada pelos supermercados do Grupo Jerónimo Martins. Contactado pelo CM, o gabinete de comunicação do Pingo Doce disse que o supermercado retirou o lote a que pertencia a embalagem e enviou uma amostra para análise em laboratório. "Os resultados da análise comprovam que o produto se encontrava em perfeitas condições de acordo com as especificações técnicas pré-definidas", garante o Pingo Doce.

APONTAMENTOS

ACOMPANHAMENTO

Depois de apresentar a reclamação, a mulher foi contactada por responsáveis da loja, que vão acompanhar o processo até à sua conclusão.

QUEIMADURA QUÍMICA

O episódio de urgência em que Florinda Pardal foi assistida refere como causa dos ferimentos na mão direita queimaduras de origem química.

NORMAS DE UTILIZAÇÃO

As instruções sugerem a utilização de luvas quando o produto é manuseado em estado puro. Florinda Pardal diz que este estava diluído em água quando se queimou.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)