Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

“Queremos vê-la feliz” (COM VÍDEO)

Mesmo a milhares de quilómetros de distância João Pinheiro e Florinda Vieira, o casal de Barcelos que durante quatro anos foi a família de Alexandra, fazem tudo para que a menina volte a sorrir. O casal ofereceu uma viagem a ‘Xaninha’, que, juntamente com a avó e a irmã Valéria, passou o fim--de-semana em Moscovo.
20 de Agosto de 2009 às 00:30
A pequena Alexandra ficou feliz com o passeio a Moscovo
A pequena Alexandra ficou feliz com o passeio a Moscovo FOTO: direitos reservados

'É reconfortante vê-la sorrir de novo, nem que seja apenas através de fotografias. Falámos com ela e estava muito contente por sair de casa e passear um bocadinho', contou ao CM João Pinheiro.

Durante dois dias Alexandra, que viajou com a família de comboio até à capital russa, visitou o centro comercial, andou de carrossel e comprou roupa nova que o casal também fez questão de pagar.

'Comprou alguns casacos, mas a grande alegria dela foi a barbie nova', contou o pai afectivo.

Apesar do convite, Natália Zarubina, mãe biológica de Alexandra, não viajou com o resto da família, justificando 'ter muito que fazer em casa'.

Durante os últimos meses o casal tem feito de tudo para que nada falte à menina. João Pinheiro e Florinda Vieira têm enviado várias peças de roupa, brinquedos e até bens alimentares para Alexandra.

'Enviámos a roupa dela, alguns brinquedos e dinheiro para ela comprar comida. No que depender de nós não lhe vai faltar nada', afirmou a mãe afectiva ao CM.

Quanto ao regresso a Portugal, Natália ainda não tomou uma decisão. Revelou, no entanto, que tenciona casar-se com o noivo, um homem que conhece há dois anos e que vive em Portugal. Em breve irá ter com ela à Rússia.

Apesar de tudo o casal de Barcelos afirma que vai continuar a lutar.

'Quem ama não desiste. Esperamos que haja novidades até final do mês', disse João Pinheiro.

'A IRMÃ TEM SIDO O GRANDE APOIO DA ALEXANDRA NOS ÚLTIMOS MESES'

Valéria , irmã mais velha de Alexandra, tem sido o grande apoio da menina na Rússia. Por telefone, a ‘Xaninha’ já revelou várias vezes ao casal Pinheiro que nutre grande admiração e carinho pela irmã.

'Tem sido o grande apoio da Alexandra nos últimos meses. A menina construiu uma relação de amizade com ela, dão-se muito bem', contou ao CM João Pinheiro.

Desde muito cedo o casal fez questão de que Alexandra tivesse uma boa relação com a irmã. Por isso, se Natália e a menina regressarem a Portugal, Valéria também virá. 'Não estamos obcecados com a menina. Queremos ajudar a família. Se vieram para Portugal, a Valéria também vem. Queremos que a Alexandra tenha uma boa relação com a irmã', afirmou o pai afectivo.

QUARTO MANTÉM-SE INALTERÁVEL

Desde o dia em que Alexandra partiu que a vida da família Pinheiro nunca mais voltou a ser a mesma.

João e Florinda sofrem muito por não estar com a menina. Apesar de tudo, o casal continua confiante no seu regresso, motivo pelo qual o seu quarto na casa de Barcelos continua montado. 'O quarto continua exactamente igual ao dia em que ela partiu e vai ficar assim até ao dia em que a ‘Xaninha’ regresse', disse Florinda Vieira.

PORMENORES

BLOGUE

A organização da viagem a Moscovo contou ainda com a ajuda de vários promotores e leitores do blogue de apoio a Alexandra.

EMPREGO

Apesar de ter tido uma proposta de emprego num refeitório, Natália continua desempregada. No entanto, a mulher afirma que está à procura de emprego e que, em princípio, irá trabalhar numa confecção.

BEM INTEGRADA

Alexandra está a integrar-se cada vez melhor no infantário. Apesar das dificuldades na língua, a menina diz já fez alguns amigos.

PEDIU COMIDA

Ao falar com a família de acolhimento ‘Xaninha’ pediu fiambre e pão de forma, alimentos que não tem na aldeia onde vive.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)