'É reconfortante vê-la sorrir de novo, nem que seja apenas através de fotografias. Falámos com ela e estava muito contente por sair de casa e passear um bocadinho', contou ao CM João Pinheiro.
Durante dois dias Alexandra, que viajou com a família de comboio até à capital russa, visitou o centro comercial, andou de carrossel e comprou roupa nova que o casal também fez questão de pagar.
'Comprou alguns casacos, mas a grande alegria dela foi a barbie nova', contou o pai afectivo.
Apesar do convite, Natália Zarubina, mãe biológica de Alexandra, não viajou com o resto da família, justificando 'ter muito que fazer em casa'.
Durante os últimos meses o casal tem feito de tudo para que nada falte à menina. João Pinheiro e Florinda Vieira têm enviado várias peças de roupa, brinquedos e até bens alimentares para Alexandra.
'Enviámos a roupa dela, alguns brinquedos e dinheiro para ela comprar comida. No que depender de nós não lhe vai faltar nada', afirmou a mãe afectiva ao CM.
Quanto ao regresso a Portugal, Natália ainda não tomou uma decisão. Revelou, no entanto, que tenciona casar-se com o noivo, um homem que conhece há dois anos e que vive em Portugal. Em breve irá ter com ela à Rússia.
Apesar de tudo o casal de Barcelos afirma que vai continuar a lutar.
'Quem ama não desiste. Esperamos que haja novidades até final do mês', disse João Pinheiro.
'A IRMÃ TEM SIDO O GRANDE APOIO DA ALEXANDRA NOS ÚLTIMOS MESES'
Valéria , irmã mais velha de Alexandra, tem sido o grande apoio da menina na Rússia. Por telefone, a ‘Xaninha’ já revelou várias vezes ao casal Pinheiro que nutre grande admiração e carinho pela irmã.
'Tem sido o grande apoio da Alexandra nos últimos meses. A menina construiu uma relação de amizade com ela, dão-se muito bem', contou ao CM João Pinheiro.
Desde muito cedo o casal fez questão de que Alexandra tivesse uma boa relação com a irmã. Por isso, se Natália e a menina regressarem a Portugal, Valéria também virá. 'Não estamos obcecados com a menina. Queremos ajudar a família. Se vieram para Portugal, a Valéria também vem. Queremos que a Alexandra tenha uma boa relação com a irmã', afirmou o pai afectivo.
QUARTO MANTÉM-SE INALTERÁVEL
Desde o dia em que Alexandra partiu que a vida da família Pinheiro nunca mais voltou a ser a mesma.
João e Florinda sofrem muito por não estar com a menina. Apesar de tudo, o casal continua confiante no seu regresso, motivo pelo qual o seu quarto na casa de Barcelos continua montado. 'O quarto continua exactamente igual ao dia em que ela partiu e vai ficar assim até ao dia em que a ‘Xaninha’ regresse', disse Florinda Vieira.
PORMENORES
BLOGUE
A organização da viagem a Moscovo contou ainda com a ajuda de vários promotores e leitores do blogue de apoio a Alexandra.
EMPREGO
Apesar de ter tido uma proposta de emprego num refeitório, Natália continua desempregada. No entanto, a mulher afirma que está à procura de emprego e que, em princípio, irá trabalhar numa confecção.
BEM INTEGRADA
Alexandra está a integrar-se cada vez melhor no infantário. Apesar das dificuldades na língua, a menina diz já fez alguns amigos.
PEDIU COMIDA
Ao falar com a família de acolhimento ‘Xaninha’ pediu fiambre e pão de forma, alimentos que não tem na aldeia onde vive.