Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Quinta da Rocha requer levantamento de embargo

A Butwell, empresa proprietária da Quinta da Rocha, na Ria de Alvor, requereu à Comissão de Coordenação da Região do Algarve (CCDRA) o “levantamento imediato do embargo” decretado no dia 4 deste mês a trabalhos efectuados na propriedade, por considerar que o mesmo é “destituído de fundamentação”.
19 de Janeiro de 2007 às 00:00
Trabalhos na Quinta da Rocha foram embargados este mês
Trabalhos na Quinta da Rocha foram embargados este mês FOTO: Paulo Marcelino
A empresa Butwell, cujo administrador é Aprígio Santos, vai ainda avançar com uma queixa de denúncia caluniosa contra incertos mas na qual será nomeada a associação ambientalista A Rocha, citada pela Comunicação Social como tendo veiculado a denúncia que esteve na origem do referido embargo.
No documento enviado à CCDR, a que o CM teve acesso, a Butwell garante que o que estava a ser feito era a “limpeza de uma vala de drenagem” para garantir a boa circulação de águas de rega.
“Não estávamos a destruir qualquer habitat de sapal, como tentaram fazer crer. Além disso, os trabalhos em causa situam-se todos do lado nascente da quinta, onde não existem sapais”, frisou Carlos Bicheiro, porta-voz da empresa, segundo o qual “todos os habitats incluídos na Rede Natura estão na zona poente da propriedade, onde nunca decorreram intervenções”.
“A limpeza de uma vala de escoamento de águas não se insere nas proibições estipuladas pela Rede Ecológica Nacional”, considerou o porta-voz, que frisou terem os trabalhos em causa “sido informados à CCDR, em carta enviada a 12 de Outubro passado”.
“Esperamos que, de futuro, A Rocha deixe a Quinta da Rocha em paz”, observou ainda.
O CM tentou falar com o director executivo de A Rocha, Marcial Felgueiras, mas sem sucesso, uma vez que aquele se encontrava ontem numa conferência, em Lisboa, e por isso indisponível.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)