Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Quisto no cérebro deixa homem KO em porão de avião

Operador de rampa desmaiou em avião do Porto para Luanda.
Sérgio A. Vitorino 17 de Março de 2020 às 08:17
Boeing da TAAG (transportadora aérea de Angola) onde o operador de rampa ficou fechado inadvertidamente
Boeing da TAAG (transportadora aérea de Angola) onde o operador de rampa ficou fechado inadvertidamente FOTO: Direitos Reservados
Um "volumoso quisto aracnoideu", lesão congénita no cérebro, de um operador de rampa do aeroporto do Porto pode ter sido a causa que fez o homem ficar inanimado no porão de bagagem de um avião com destino a Luanda, em outubro de 2016.

A aeronave levantou voo e já estava sobre o Alentejo quando foi avisada de que poderia levar um trabalhador no porão, aterrando de emergência em Lisboa. O relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), agora divulgado, revela que a TAC a Filipe Rocha, o trabalhador de 40 anos, revelou o quisto, cuja "contribuição para o evento não foi possível determinar".

A investigação apurou que o homem levou dois carrinhos de bebé para o porão nº 5 do Boeing 777 da TAAG, onde costumam colocar os animais vivos e onde a temperatura varia entre os 18 e os 24 graus.   E foi precisamente ao lado da caixa de transporte desse animal que Filipe Rocha caiu inanimado.

O chefe da equipa fez a "última verificação à aeronave, verifica que as redes de proteção estão corretamente posicionadas e fecha a porta do porão n.º 5 com a ajuda de um colega", relata o GPIAA, sem se aperceber do homem caído.

Depois de tudo despachado, estranharam Filipe Rocha não aparecer, procuraram-no por 15 minutos e deram o alerta ao controlo de tráfego aéreo, que avisou o avião, que aterrou - o homem foi encontrado semi-inconsciente quase duas horas após ter entrado no porão e depois de meia hora no ar.

O relatório não aponta à companhia aérea TAAG qualquer responsabilidade pelo ocorrido. De facto, foram os próprios colegas do operador de rampa, da empresa de handling, quem não verificou se havia alguém dentro do porão.
KO GPIAA Porto Luanda Filipe Rocha economia negócios e finanças transportes aviação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)