Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

RAIDE CONTRA A DROGA

Militares armados, cães, ordens. Foi assim que o problemático Bairro de Santa Marta do Pinhal, concelho do Seixal, Margem Sul do Tejo, acordou na quarta-feira, na sequência de uma acção da GNR de Almada, no âmbito do combate ao tráfico de droga. Casas vistoriadas, cinco detenções, apreensão de droga que daria para mais de três mil doses, armas das quais há suspeitas de que terão sido usadas em assaltos.
4 de Julho de 2002 às 22:28
A surpresa foi completa e mesmo as portas em chapa não detiveram as autoridades, que não deram tempo aos traficantes para destruírem as provas. O trabalho não foi, no entanto, de ontem. Com regularidade, desde Abril que a GNR tem incidido a sua atenção sob aquele bairro de barracas, foco de tráfico e consumo e logo de criminalidade, tendo levado a 30 prisões.

MAIS PATRULHAMENTO

“Sabemos que grande parte dos roubos e assaltos nas zonas de Almada e Seixal estão associados à toxicodependência”, salientou um responsável da GNR de Almada, deixando no ar a morte da idosa da Amora, na sequência de um roubo por esticão. As vigilâncias e a recolha de informações por parte do Núcleo de Investigação Criminal de Almada e dos Postos permitiram assim ir seleccionando os alvos, separando o trigo do joio - ou seja identificar os traficantes, mas sem pôr em causa a estabilidade de quem ali vive por não ter qualquer outra alternativa.

Os indivíduos, todos cabo-verdianos, com idades compreendidas entre os 26 e os 51 anos, não tiveram tempo para reagir e cerca das 12h00 as buscas terminaram, com a recolha de provas para a condução dos cinco indivíduos a tribunal. O Destacamento de Almada vai manter o local sob vigilância e promete destacar patrulhas diárias para a zona, motorizadas e a cavalo. “Se conseguirmos pressionar os consumidores através da nossa presença, reduzimos a margem de manobra dos traficantes”, salientou um responsável da unidade, congregando os conceitos de prevenção e repressão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)