Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Raptora em Espanha

Continua em parte incerta Sónia Catarina, de 18 anos, que anteontem desapareceu após ter ido buscar o filho de 18 meses a casa da família de acolhimento onde o menino se encontrava desde há três meses, por ordem da Segurança Social de Amares.
2 de Abril de 2008 às 00:30
Avó da criança está preocupada mas apoia decisão da filha de fugir com o neto “para bem longe”
Avó da criança está preocupada mas apoia decisão da filha de fugir com o neto “para bem longe” FOTO: Liliana Rodrigues

A GNR continuava, à hora do fecho desta edição, a tentar localizar a jovem, que fugiu com o actual companheiro, ao que tudo indica para Espanha. É acusada de rapto. A Segurança Social não comenta o caso.

A mãe da Sónia Catarina, Maria Adelaide Soares, nega a versão das autoridades. 'Faz ela muito bem em não aparecer. Só levou o que é dela. Não roubou nada!', exclamou. A avó do pequeno Rafael, residente na freguesia de Lago, jurou ao CM não saber do paradeiro da filha e do neto. 'Só queria ouvir a voz dela para saber que está bem. É claro que estou preocupada', desabafou.

A fuga da jovem, que estava desempregada, foi no mínimo turbulenta. No domingo, depois de protagonizar alguns desacatos à porta de casa da família de acolhimento, com o filho no interior, foi detida pela GNR, que também levou o companheiro que tinha uma arma em sua posse. 'Levaram-nos algemados. É uma vergonha. Eles não estavam a roubar ninguém e ele não estava a usar a pistola', criticou a progenitora da fugitiva. 'Ela voltou lá porque lhe disseram que só lhe podiam dar o menino na segunda-feira e ela foi lá buscá-lo. Pegou nele e veio embora. Quando cheguei a casa, já ela tinha abalado', contou, preocupada, Maria Adelaide Soares, devolvendo a acusação de rapto às técnicas da Segurança Social: 'Elas é que levaram o menino, porque eu estava bastante doente, e nunca mais o trouxeram.'

Contactada pelo CM, Maria Sameiro Lopes, mãe de acolhimento do pequeno Rafael, mostrou-se triste pelas cenas poucos dignas que a mãe do menino protagonizou nos últimos tempos à porta de sua casa e garante que já tinha decidido entregar a criança para 'evitar mais escândalos'.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)