Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Reabertura de troço da Linha do Douro decorreu com normalidade

Obras iniciaram em novembro e duraram quatro meses.
1 de Abril de 2019 às 12:42
Linha do Douro no Peso da Régua
Linha do Douro no Peso da Régua FOTO: Pedro Rebelo
A reabertura do troço da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Caíde decorreu ésta segunda-feira com normalidade, após quatro meses encerrado para obras, disse o presidente da Comissão de Utentes da Linha do Douro.

"Tudo correu bem", afirmou António Pereira, em declarações à Lusa, referindo-se à viagem que efetuou, logo pela manhã, de Marco de Canaveses ao Porto, já não precisando de utilizar, nos períodos de maior procura, o autocarro na ligação até Caíde.

"As pessoas estão satisfeitas com o fim do transbordo", acrescentou, enquanto lembrava que, apesar do transtorno, aquele transporte alternativo assegurado pela CP funcionou de forma aceitável para os utentes.

A reabertura da linha, concretizada esta segunda-feira, permite retomar a frequência de comboios anterior ao início dos trabalhos, com exceção do último (00:10), cujo transbordo continuará a ser feito por autocarro, devido aos trabalhos em período noturno ao longo do mês de abril.

As obras de eletrificação da Linha do Douro, entre as estações ferroviárias de Marco de Canaveses e Caíde, foram iniciadas a 26 de novembro e prolongaram-se por cerca de quatro meses, mais um mês do que a previsão inicial.

António Pereira disse esta segunda-feira que os habituais passageiros do transporte ferroviário na Linha do Douro, até Marco de Canaveses, esperam agora "com entusiasmo" a chegada dos suburbanos elétricos do Porto àquela cidade do Baixo Tâmega.

Apesar de o troço de 14,4 quilómetros ter sido reaberto à circulação, durante cerca de dois meses o serviço será assegurado por composições a diesel, enquanto decorrer o processo de certificação da eletrificação do lanço entre Caíde e Marco.

A CP prevê que os comboios suburbanos entrem em funcionamento em junho naquele lanço da Linha do Douro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)