Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Rebentamento de esgoto desvia turistas da entrada da livraria Lello no Porto

A livraria portuense remonta ao ano de 1906 e é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade do Porto.
Lusa 16 de Abril de 2019 às 17:46
Livraria Lello
Livraria Lello na rua das Carmelitas, no Porto
Livraria Lello
Livraria Lello na rua das Carmelitas, no Porto
Livraria Lello
Livraria Lello na rua das Carmelitas, no Porto
O rebentamento de uma conduta de saneamento na rua das Carmelitas, no centro do Porto, levou esta terça-feira ao alastramento de resíduos dos esgotos na via pública, à porta da livraria Lello.

Os visitantes que se encontravam na entrada da livraria portuense foram obrigados a deslocarem-se da via pública, reservada a peões, para a zona de estacionamento adjacente, de forma a evitar o contacto com as descargas e a impedir a proximidade ao odor que resultava da abertura da conduta.

Questionada pela Lusa, a Câmara do Porto confirmou, em nota escrita, que o incidente levou a "pequenas escorrências na cave" da livraria Lello, um edifício de interesse público visitado diariamente por turistas devido quer à sua arquitetura quer às suas relações com os livros de Harry Potter.

A livraria portuense não fechou portas, "não se tendo registado danos materiais significativos", acrescentou o município.

"A empresa municipal Águas do Porto foi contactada por volta das 9h20 por um munícipe a dar conta de esgoto na via pública na Rua das Carmelitas", referiu a autarquia à agência Lusa.

Uma equipa da Águas do Porto chegou ao local às 9h50 e "procedeu à desobstrução do coletor de saneamento, sendo que uma hora depois, às 10h50, o piquete deu a intervenção como concluída", acrescentou.

O crescente fluxo turístico ao longo dos últimos anos na Livraria Lello obrigou a uma nova organização da visita ao edifício com a introdução, em 2015, de um 'voucher' descontável em livros que deve ser comprado num edifício perto da Lello.

Os turistas que querem visitar a livraria têm, assim, que se deslocar na via pública entre a bilheteira e a entrada da livraria, circulação que esteve esta terça-feira dificultada devido ao rebentamento da conduta de esgoto.

A livraria portuense remonta ao ano de 1906 e é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade do Porto.
Câmara do Porto rua das Carmelitas Porto Harry Potter Águas Livraria Lello política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)